Município se destaca na realização de obras e otimização do atendimento nas unidades de saúde, mantendo estoque de medicamentos em dia e zerando filas de exames

A saúde no município de Barra Mansa continua sendo destaque e referência no estado do Rio de Janeiro. Desde o início da gestão do prefeito Rodrigo Drable, em 2017, a área tem apresentado avanços significativos, incluindo reabilitação de unidades junto ao Ministério da Saúde, reforma e ampliação das mesmas, retomada da realização de exames e cirurgias, normalização do estoque de medicamentos, renovação da frota sanitária, além da informatização de todos os atendimentos no município. Somente no primeiro semestre deste ano, o investimento de Barra Mansa no setor ultrapassou 23 milhões de reais com recursos próprios.

De 2017 até o momento, foram realizadas obras, entre reformas e construções, de dez unidades de saúde. Dentre as ações, houve a troca do telhado no Hospital da Mulher e do Laboratório Municipal, no Ano Bom, além da construção de tanque séptico e fossa da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Duas unidades de saúde estão em obras atualmente (dos bairros Roselândia e Vale do Paraíba). Já com recursos e mão de obra do município, foram reformadas oito unidades, além do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Barra Mansa possui hoje computadores em todas as unidades, com acesso à internet e conectados no sistema e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), que reestrutura as informações da Atenção Primária em nível nacional. Além disso, foi feita a aquisição de novos mobiliários e equipamentos como mesas, macas, cadeiras odontológicas, ar condicionado, purificadores de água e outros para proporcionar melhor atendimento.

Unidade de Pronto Atendimento

Em março de 2017, a gestão do prefeito Rodrigo Drable conseguiu reabrir a UPA, contribuindo para devolver ao cidadão barra-mansense o direito de ter acesso a um importante serviço de urgência em saúde. Atualmente a unidade conta com profissionais que atendem nas especialidades de clínica geral, pediatria, odontologia e serviços de enfermagem, além de exames laboratoriais e de raios-X e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), onde o trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar.

Em todo o ano de 2016, a UPA realizou 66.039 atendimentos, enquanto de janeiro a abril de 2023, já foram atendidos 63.906 pacientes. O investimento aplicado para que os munícipes tivessem acesso ao serviço de urgência e emergência foi de aproximadamente 23 milhões de reais, contando com a parceria do governo estadual.

Projeto de visão

Outro exemplo do sucesso do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde – em  parceria com a Secretaria de Educação – é  a Fábrica de Óculos, que funciona no pátio da Prefeitura. A unidade, criada em 2019, tem beneficiado um grande público, incluindo estudantes da rede pública municipal e idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o seu período de atuação, a Fábrica de Óculos já está se aproximando de 10 mil entregas.

Qualidade

De acordo com o secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, as conquistas representam a retomada de um serviço digno e de qualidade, à altura do que os munícipes merecem. “Quando assumimos a pasta, a situação estava lastimável, com equipamentos em péssimas condições ou inutilizáveis, falta de insumos básicos e a indisponibilidade de exames de alta complexidade. Hoje conseguimos zerar a fila para tomografias e mamografias, aumentamos os processos oftalmológicos, e conseguimos atender 90% das demandas de medicamentos. Barra Mansa é uma referência em atendimento oncológico na região”, destacou Sérgio.

O prefeito Rodrigo Drable comentou sobre o trabalho em conjunto para realizar todos os serviços e atendimentos que têm permitido ao município alcançar tantos resultados positivos. “Eu encontrei uma cidade sucateada em muitas áreas quando tomei posse, e a saúde era uma delas. Nós não conseguíamos oferecer o básico aos nossos cidadãos, o que incluía até o pagamento dos servidores. Hoje colhemos os resultados dos nossos investimentos e oferecemos condições dignas para que tantos profissionais desempenhem suas funções. Não posso deixar de citar que fomos um dos primeiros municípios da nossa região a pagar o complemento ao piso salarial da enfermagem”, declarou.