Município alcançou 6ª melhor nota entre os municípios fluminenses; profissionais da Secretaria de Saúde de Guaratinguetá vieram conhecer o trabalho desenvolvido

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa vem apresentando um trabalho de qualidade e com cada vez mais reconhecimento, conforme aponta a última avaliação do Previne Brasil. O município aparece com a 6ª melhor nota entre as 92 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.
O programa Previne Brasil foi instituído pelo Governo Federal em 2019 e busca reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); e promover a democratização e transparência da gestão, por meio da publicização de metas e resultados alcançados.
O Ministério da Saúde, em 2022, começou a fazer o pagamento por desempenho através do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. Esse é um dos componentes do programa de financiamento da APS, que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
Por conta do bom desempenho apresentado, na quinta-feira, 1º de junho, uma equipe da Secretaria de Saúde de Guaratinguetá (SP), veio conhecer a metodologia de trabalho que tem sido aplicada em Barra Mansa. Os profissionais estiveram na Secretaria de Saúde, no Centro, assim como em algumas unidades de saúde do município.
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, enalteceu o sucesso da atual gestão na aplicação dos recursos e no atendimento à população. “Nosso trabalho é contínuo e sempre interessado na atualização e na capacitação dos profissionais de toda a rede de saúde. Não seria possível alcançar esses resultados significativos sem que todos estivessem comprometidos com a excelência. O prefeito Rodrigo Drable é um aliado e sempre podemos contar com seu tempo para avaliar qualquer assunto da área”, pontuou Dr. Sérgio.