Município subiu uma posição em ranking do Previne Brasil divulgado esta semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa continua colhendo frutos pelo trabalho que vem desenvolvendo. De acordo com o último ranking divulgado, o município subiu da 6ª para a 5ª posição entre as 92 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro avaliadas pelo Previne Brasil.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, enfatizou que o trabalho apresentado representa o comprometimento da administração municipal com o setor. “Quando a atual gestão assumiu o governo, nossa rede de saúde estava muito diferente. Hoje somos a quinta cidade do estado. Ainda estão na nossa frente quatro cidades, mas que têm características diferentes. Acima de 100 mil habitantes, em todo o estado, nós somos a primeira. Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable e toda a equipe da rede municipal de saúde”, disse o secretário.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pelo Governo Federal em 2019 e busca reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); e promover a democratização e transparência da gestão, por meio da publicização de metas e resultados alcançados.

O Ministério da Saúde começou, em 2022, a fazer o pagamento por desempenho através do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. Esse é um dos componentes do programa de financiamento da APS, que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.