Município obteve a 1ª colocação entre os municípios do Médio Paraíba

A saúde de Barra Mansa segue se destacando. De acordo com o ranking divulgado nesta semana, o município subiu da 5ª para a 3ª posição entre as 92 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro avaliadas pelo Previne Brasil. Além disso, os dados, que são referentes aos indicadores da Atenção Primária, apontam o município na primeira colocação no Médio Paraíba.
Durante a agenda do governador Cláudio Castro na cidade, através do projeto Governo Presente, o prefeito Rodrigo Drable recordou a situação em que encontrou a saúde do município no início do seu mandato.
– Em 2017 Barra Mansa tinha todas as unidades de saúde fechadas, incluindo as duas Upas, e o pronto socorro da Santa Casa atendia apenas emergência. Nós tínhamos os piores índices do Estado e este resultado que alcançamos nós devemos ao empenho das equipes, tanto estadual quanto municipal. Eu destaco o trabalho realizado pelos médicos, a enfermagem, os motoristas de ambulâncias, enfim, todos que se empenham para podermos entregar qualidade nos serviços. Faço um agradecimento especial à secretária estadual, Claudia Mello, ao doutor Luizinho e à subsecretaria Raquel, que nos permitem executar e desenvolver projetos que nos dão suporte para que tantas vidas sejam salvas – disse o prefeito.
O programa Previne Brasil foi criado em 2019, pelo Governo Federal, com o objetivo de reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); além de promover a democratização e transparência da gestão, por meio da divulgação das metas e resultados alcançados.
– Barra Mansa atingiu a nota de 9.35 no Indicador Sintético Final (ISF) e alcançar esta posição no ranking é uma conquista coletiva que se reflete no comprometimento, dedicação, empenho e competência dos profissionais de saúde e da gestão municipal para proporcionar saúde e qualidade de vida a todos os munícipes – comemorou o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes.