Entrega foi realizada neste sábado (6) e faz parte do projeto SAMU 100% RJ

Na manhã deste sábado, dia 06, o município de Barra Mansa foi contemplado com duas ambulâncias entregues pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do projeto “SAMU 100% RJ”, que está apoiando os municípios na implantação, modernização e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A cerimônia de entrega foi realizada no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, contando com a presença do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable; do governador Cláudio Castro; do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; do secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho; do secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e outros secretários; além de vereadores do município, prefeitos da região e demais autoridades estaduais e federais.
As duas ambulâncias – uma de atendimento básico e outra avançada – irão modernizar a frota do município, que já conta com sete veículos, sendo cinco da cidade e duas do SAMU.
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, comentou o significado dessa entrega para Barra Mansa. “Isso é ótimo para melhorar a qualidade do nosso serviço. São ambulâncias novas, que vão modernizar e impactar o atendimento. Vamos ter também mais uma base descentralizada do SAMU na Região Leste, o que vai permitir distribuir melhor as ambulâncias e fazer com que elas cheguem mais rápido nas ocorrências”, pontuou o secretário.
O secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, enfatizou que o Estado do Rio é o primeiro do Brasil a ter SAMU em todas as cidades. “A gestão do governador Cláudio Castro está fazendo uma revolução no Brasil. O governador contemplou todas as cidades, não importando o partido e a ideologia. Eu tenho certeza de que essas UTIs móveis vão salvar milhares de vidas nessa região que gostamos muito”, comentou.
Durante seu discurso, o governador Cláudio Castro, falou da importância do trabalho realizado conjuntamente pelo governo estadual, poder legislativo e prefeituras.
– Esse projeto SAMU 100% nasce no coração do nosso secretário Dr. Luizinho e do Dr. Alexandre Chieppe. A lei do SUS diz que a obrigatoriedade de comprar ambulâncias é do Governo Federal e cabe aos municípios tocar isso, porém, nesse sistema de maturidade política que tenho exaltado tanto no Rio de Janeiro, a gente não dá ouvidos a isso. O Governo do Estado fez aquisição para os municípios que não têm SAMU ainda e estamos financiando 100% o primeiro ano inteiro para que a ambulância não fique parada. É um programa que vai salvar a vida das pessoas em casa. Eu acabei de passar por isso. Se não fosse o SAMU, meu pai não teria sobrevivido. É importante estarmos levando saúde e desenvolvimento para todo o nosso estado, sem escolher região. Todas as regiões de nosso estado são igualmente importantes – disse Castro.
O prefeito Rodrigo Drable fez questão de elogiar o trabalho realizado pelos profissionais de urgência e emergência, que salvam vidas diariamente.
– Através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, nós temos alcançado ótimos resultados. Mas eu gostaria neste dia, por ocasião da entrega das novas ambulâncias, de homenagear os nossos motoristas, socorristas e enfermeiros, que, na ponta, salvam as pessoas e cada um de nós quando precisamos. Gostaria de agradecer ao governador Cláudio Castro. Nós temos um orgulho enorme de estar ao seu lado. O senhor trouxe harmonia a este estado. Um ambiente em que as coisas acontecem porque todos estão imbuídos do espírito de fazer dar certo. Obrigado pela sua liderança – declarou Rodrigo.