Prefeito Rodrigo Drable conheceu os novos veículos nesta quarta-feira, dia 13

Na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou duas novas vans que irão compor o transporte dos pacientes que realizam Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os dois veículos zero-quilômetro irão beneficiar diretamente usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que recebem tratamento em outros municípios, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O secretário de Saúde do município, Dr.  Sérgio Gomes, destacou que o aumento da frota, que agora passa a contar com seis vans, é essencial para garantir a qualidade do atendimento aos munícipes que precisam se deslocar para cidades acima de 50 quilômetros de distância. Atualmente os tratamentos de oncologia e hemodiálise são os que demandam mais deslocamento.

_ Estamos buscando sempre melhorar a frota, que estava muito sucateada quando a atual gestão assumiu em 2017. A oferta de serviços de exames e cirurgias pelo estado tem aumentado, o que faz com que os municípios devam se adequar a essa realidade. A consequência disso é que as frotas de muitos municípios ainda não são suficientes para atender seus moradores. Em Barra Mansa nós já estamos realizando esse trabalho de reformulação para atender a demanda crescente, principalmente após a pandemia de covid-19. Os novos veículos irão proporcionar um melhor conforto aos nossos usuários do SUS até seus destinos e trazê-los em total segurança para casa – afirmou o secretário.

Nos meses de agosto a outubro de 2023, mais de 1.900 pacientes foram atendidos na modalidade TFD (número que ultrapassa 2.900 quando incluídos os acompanhantes), o que representa uma média de 40 pacientes por dia e 637 por mês, totalizando mais de mil passageiros mensais. O investimento realizado em melhoria no transporte na área da saúde já chega a aproximadamente R$ 2,8 milhões de reais.

O prefeito Rodrigo Drable comemorou as novas aquisições. “Essas vans vão levar mais de mil pessoas mensalmente para atendimentos fora de Barra Mansa. Antigamente esse serviço era feito em Kombis velhas e hoje são veículos novos e confortáveis, mas, principalmente, eles levam e trazem as pessoas em segurança. A prioridade em Barra Mansa é a saúde e foi assim que alcançamos o primeiro lugar do estado do Rio”, declarou.