Trabalho realizado diariamente pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos beneficia todos os bairros da cidade

Nesta segunda-feira, 09, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) iniciou os trabalhos de limpeza no município. O intuito da ação, que acontece diariamente, é manter o ambiente urbano limpo, preservar o meio ambiente, propiciar qualidade de vida à população e evitar a proliferação de doenças.

Inicialmente, os bairros Getúlio Vargas, Parque Independência, Jardim América, Morada Verde, Colônia Santo Antônio, Jardim Primavera e Barbará foram contemplados com o serviço de roçada, capina e raspagem de calçadas e sarjetas.

Ademais, para recolher materiais pesados como móveis usados, madeira, vegetação cortada, entulho de limpeza de ruas, e outros, o caminhão da coleta de volumosos passou pelo São Domingos, ETA Nova, Barbará, Saudade, Jardim Primavera e Jardim América.

Já no bairro São Domingos a equipe de limpeza retirou os resíduos de lama, terra e de entulho que causam congestionamento nas margens dos caminhos. No Paraíso de Baixo, a fim de prevenir alagamentos e enchentes, a equipe sanitizou o córrego do bairro.

Por fim, a área do Parque da Cidade recebeu a limpeza dos banheiros químicos, além de varrição, coleta de resíduos, higienização, reposição de água e de desinfetante.

O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM, Jackson Rabelo, falou sobre o trabalho realizado pela autarquia. “Esses serviços são vitais para a manutenção da limpeza e a preservação da saúde pública, pois evita a proliferação de vetores, como ratos, baratas e moscas, e impede o entupimento do sistema de drenagem que evita alagamentos e até enchentes. Apesar do nosso empenho, os moradores precisam cooperar com o trabalho executado pelos agentes e não jogar lixo pelas ruas e calçadas, mas sim descartá-los devidamente ensacados nos dias e horários de coleta, mantendo as calçadas limpas”.