Iniciativa tem como objetivo oferecer aos servidores acesso e aprendizado sobre o cuidado com a saúde mental

Nesta terça-feira, 26, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto ofereceu aos servidores a oportunidade de participarem do evento ‘Janeiro Branco’, que contou com palestras voltadas para a conscientização da saúde mental. A psicóloga Fernanda Carvalho ministrou a palestra, na qual abordou assuntos desde transtorno misto, ansiedade e depressão a saúde mental do trabalhador na pandemia.

Fernanda, que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de ministrar a palestra, realizou atendimentos individuais com os funcionários. A campanha consiste em quebrar o preconceito com a psicologia. “Ainda é um tema que envolve muitos tabus, ao dizer que depressão é frescura é uma cultura que não aceita a necessidade de ter tratamento. Buscar ajuda não é sinal de fraqueza,” alerta a psicóloga.

O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, explicou a importância de conscientizar os funcionários sobre a campanha. “Os temas apresentados são atuais e precisam ser debatidos. Temos que colocar o nosso servidor a parte de como é preciso valorizar a vida, e toda informação é fundamental.”

A assistência social da autarquia enxerga o quanto é preciso tratar do assunto no meio corporativo. A funcionária, Natália Lorena, fala sobre a contribuição do evento. “A saúde do trabalhador precisa estar em destaque, por isso, queremos construir ações que propiciem informação e cuidado aos nossos servidores.”

A campanha

Janeiro Branco é uma campanha criada e promovida por psicólogos, com o propósito de discutir a importância do cuidado com a saúde mental, em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa simbolicamente e culturalmente um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.