Data foi marcada por diversas comemorações no município

Crescimento, inovação, serviço de qualidade e agilidade. São estas as palavras que representam os 51 anos de história do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, completados nesta terça-feira, 22. A comemoração foi marcada por diversas ações no município, entre elas um café da manhã na sede da autarquia, situada no bairro Saudade; coleta de óleo na Praça da Matriz e gincana entre escolas.

O diretor da autarquia, Adilson Rezende, falou sobre sua satisfação em celebrar a data. “O Saae-BM é uma empresa que está presente diariamente na vida da população e é muito importante para a nossa cidade. Sou muito grato por cada funcionário que dedica sua vida a esse serviço e àqueles que desde o início ajudaram a construir uma das maiores empresas de tratamento e abastecimento de água da região”, completou.

Atualmente, o Saae-BM possui seis Estações de Tratamento de Água em funcionamento: ETA Nova, São Sebastião, Vista Alegre, Colônia, Floriano e Antônio Rocha, e um volume médio de abastecimento/hora de água de 2.340.000,00. Há também cinco poços artesianos em operação, localizados em: Rialto, Amparo, Santa Rita de Cássia, Vila dos Remédios e Moinho de Vento.

Além de toda a estrutura para o tratamento e distribuição de água, a autarquia promove diversas ações em prol da população, entre elas o Programa de Descarte dos Resíduos de Óleo Vegetal. Através desta atividade, unidades de ensino que são pontos de coleta e mais arrecadam são premiadas com itens que vão desde materiais de escritório até eletrônicos.

Nesta terça-feira, dia 22, o Colégio Municipal Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre, foi beneficiado pelo Programa desenvolvido pela autarquia e pela Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat).
A diretora-geral do Colégio Padre Anchieta, Maria Aparecida Xavier da Silva, disse que esta é a primeira vez que a unidade é premiada pelo programa.

“Hoje nós estamos recebendo um aparelho de ar-condicionado. Entramos no projeto em fevereiro de 2020 e, de lá pra cá, nós realizamos a conscientização de todos: funcionários, pais, alunos e a comunidade. O projeto deu muito certo, pois a diretora-adjunta Meire Campos ficou responsável por todo trabalho e abraçou a causa. Nas reuniões nós sempre destacamos a importância do descarte correto e falamos do nosso ponto de coleta, essa premiação que estamos recebendo é graças ao trabalho de todos os envolvidos no dia a dia da instituição e dos nossos parceiros”, citou a diretora.

Quatro mil litros de óleo
De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM, Jackson Rabelo, mais de 30 escolas participam do programa, que também visa promover a conscientização dos estudantes, mostrando que o óleo, se descartado de forma incorreta, gera sérios prejuízos ao meio ambiente.

“Atualmente Barra Mansa recolhe cerca de quatro mil litros de óleo vegetal por mês. Após coletado, ele passa por uma triagem na Coopcat, onde são retiradas todas as impurezas. Posteriormente, essas sobras serão descartadas na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e o material limpo vai para uma empresa de reciclagem no Rio de Janeiro”, explicou.

Serviços de limpeza são realizados diariamente

O Saae-BM também realiza serviços diários de limpeza. O intuito é preservar o meio ambiente, proporcionar mais qualidade de vida para os moradores, evitar a proliferação de doenças e manter o ambiente urbano limpo. Nesta terça-feira, 22, capina, roçada, raspagem e pintura dos meios fios foram feitas nos seguintes bairros: Centro, Região Leste, Piteiras, Cotiara, Boa Sorte, Colônia Santo Antônio, Intanha, Cotiara, Verbo Divino e Santa Rosa.

Também aconteceu o trabalho de coleta de volumosos (móveis descartados, materiais de construção, entre outros) nos bairros Vila Maria, Centro, Vila Nova, Verbo Divino e Colônia Santo Antônio. A equipe de limpeza realizou a remoção de entulho, terra e lama no bairro Apóstolo Paulo e também foi feita a limpeza de córregos, no bairro Vista Alegre.

O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM, Jackson Rabelo, destacou novamente a importância dos serviços para o município: “É de grande importância que a população colabore e não suje as ruas. Estamos diariamente percorrendo e cuidando de toda a cidade e com isso, colaborando com a melhora da qualidade de vida dos munícipes” destacou.

A autarquia continua promovendo seus serviços de limpeza diariamente, percorrendo todos os bairros do município e beneficiando a população.