O distrito enfrentou consequências de fortes chuvas prejudicando a distribuição na rede

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), realizou uma manutenção de quinze dias no Distrito de Amparo para melhorar a distribuição de água para a população da região.

A tubulação que abastece o distrito sofreu entupimento com a elevada quantidade de areia proveniente da serra, que desceu com as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A principal tubulação do distrito ficou cheia de area e a caixa do alto da serra também foi afetada. Por conta disso, o distrito ficou sem água por alguns dias.

O gerente de Expansão e Manutenção de Água do Saae-BM, Geraldo Almeida Freitas, mais conhecido como Russo, esclarece que após comunicado dos moradores da falta de água, foi constatado areia na tubulação.

“Usamos um caminhão de sucção para tirar essa areia e ainda fizemos um corte na tubulação, para desobstruirmos a rede. Assim, nós tiramos um volume muito grande de areia e abrimos ventosas mais ou menos de 200 em 200 m para desobstruir a rede. Vamos fazer uma lavagem para possibilitar uma água de qualidade em Amparo”, disse.

Além de fazer a desobstrução, foram realizado pontos de ventosas, ou seja, caso haja necessidade de lavagem novamente não será preciso cortar toda a tubulação porque elas foram instaladas em lugares estratégicos para a realização deste serviço, com o objetivo de permitir que o distrito fique bem servido.

Foram feitas também correções nas redes. O gerente do Distrito da SMDR, Paulo Cesar, explica que foram cinco pontos abertos da rede principal para a criação de registros e a sucção das areias da tubulação.

“Lá na caixa está sendo providenciado um sistema de filtros, serão colocados uns quatro filtros para que esse problema não se repita. Há alguns pontos que estamos mexendo agora na rede domiciliar, estamos desobstruindo alguns tubos que estão entupidos da rede principal às casas”, comentou.

A líder comunitária do distrito, Maria Lúcia da Fonseca, ressaltou que todos os entupimentos foram resolvidos e ainda enalteceu a presença do Saae no local.

“O prefeito Rodrigo Drable disponibilizou uma equipe grande do Saae para o distrito. Eles começaram a fazer um trabalho de excelência e sem a presença deles aqui ficaria quase impossível a água retornar de forma mais rápida”, exaltou.

Russo ainda salientou o empenho da população na realização deste serviço. “A comunidade teve uma participação muito importante porque há locais que não temos acesso e eles tiveram um trabalho muito importante de nos ajudar, acredito que com todo esse apoio e este empenho tanto da Autarquia, quanto da comunidade, conseguimos terminar o problema de amparo”, relatou.