Trabalho é referência no atendimento às unidades escolares da rede municipal

A Ronda Escolar foi implementada em Barra Mansa pela gestão do prefeito Rodrigo Drable em 2017 e, desde então, tem apresentado um trabalho contínuo de sucesso e referência na região. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal e com apoio da Polícia Militar, a equipe conta atualmente com cinco viaturas e dez agentes. O trabalho da ronda consiste, sobretudo, no auxílio aos estudantes na travessia de vias movimentadas e na mediação de conflitos que possam ocorrer no ambiente escolar.

Nesta terça-feira, dia 11, o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, esteve realizando visitas e acompanhando o trabalho da Ronda Escolar em todo o território de Barra Mansa, incluindo áreas urbanas e rurais.

– Conversamos com diretores, pais e alunos e, dessa forma, levamos uma sensação de segurança maior, reforçando o patrulhamento escolar junto com a Guarda Municipal e a PM. Junto com nosso prefeito Rodrigo Drable, estamos implementando novas ações como aquisição de viaturas e instalação de câmeras nos colégios – informou.

Capitão Abreu também fez questão de enfatizar a punição que será dada para as pessoas que divulgam informações falsas na internet quanto à realização de atos violentos em escolas. “Hoje o meu recado vai pra você que propaga ‘fake news’. Iremos fazer o registro de todas essas ‘brincadeirinhas’, que têm nada de engraçado e causam pânico na população. Iremos responsabilizar e registrar em delegacia. Saibam que isso não vai ficar impune”, afirmou.

ROTINA

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, informou que são cumpridos quatro roteiros de patrulhamento da Ronda Escolar durante o dia, sendo visitada uma média de 15 unidades em cada roteiro. As principais ocorrências atualmente estão relacionadas a questões familiares, apoio aos diretores para encaminhamento ao 90º DP e auxílio ao Conselho Tutelar quando solicitado pela unidade escolar.

A direção das escolas pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelos telefones do plantão: (24) 3028-9339 e (24) 3028-9369.