Entre as ações estavam a ampliação dos leitos de CTI da Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia, reformas de unidades de saúde e vistoria de insumos necessários para a vacinação contra a Covid-19
Nesta quarta-feira (17), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, percorreu diversos bairros, a fim de acompanhar as obras e serviços que estão sendo realizados em todo o município.
Inicialmente, Drable esteve no Morada Verde, onde as principais vias foram asfaltadas. A obra está em fase de conclusão, com a aplicação de asfalto na Rua Sargento Jomir Nascimento dos Santos. Participaram das vistorias o presidente da Câmara Municipal, Luiz Furlani e o vereador Carlos José Rodrigues Figueira, o Casé.
Drable falou sobre o andamento das obras no bairro. “Estamos finalizando o asfaltamento no Morada Verde, agora no trecho de entrada do bairro, onde estamos fazendo uma rotatória com limitação para carretas. O bairro é residencial com ruas estreitas e não comporta carretas historicamente. Essa prática prejudica a qualidade do asfalto. A obra será entregue nos próximos dias”.
O segundo lugar que o prefeito esteve foi o Recanto do Sol, onde está sendo construído um campo de futebol para oferecer lazer à população do bairro, como também do Cajueiro. “O campinho é um sonho antigo que tivemos muita dificuldade para realizar pela realidade do terreno, mas agora será entregue. Está sendo feito com muito carinho, utilizando materiais reciclados. O piso do entorno, por exemplo, são blocos de outras obras sendo reutilizados. O campo é de grama natural. Acredito que será entregue em 20 dias”, informou Drable.
O chefe do Executivo seguiu para a Unidade de Saúde da Família (USF) Braulino de Brito, no bairro Mangueira, juntamente com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, e equipe de fiscalização da obra. O local também atende moradores do Recanto do Sol, Cajueiro e Minerlândia. “Viemos verificar o andamento da obra do postinho no bairro Mangueira, que em função das chuvas teve um pequeno atraso, mas que em noventa dias deverá ser entregue à população. Vai mudar a qualidade do atendimento, com novas salas, capacidade ampliada e, inclusive, uma nova estação dentária à altura do que a comunidade espera”.
Na parte da tarde, Drable acompanhou a reforma no UBSF do Ano Bom, que está em fase de acabamento, com previsão de entrega para os próximos dois meses. O local oferecerá serviços de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, curativos, vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, tratamento odontológico, medicação básica e encaminhamento para consulta com especialista. O objetivo é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.
Em seguida, o prefeito esteve no Colégio Marcello Drable, no Ano Bom, onde verificou as intervenções e as melhorias estruturais que foram feitas na unidade para atender ao protocolo de volta às aulas. Atualmente, a escola funciona em sistema híbrido e conta com 798 alunos matriculados, sendo 129 estudantes de inclusão.
Seguindo com as visitas, Drable foi ao Parque da Cidade, no Centro, onde vistoriou o almoxarifado da Saúde, para garantir os insumos necessários para a vacinação contra a Covid-19. “A grande preocupação é para que tenha insumos que garantirão a continuidade da vacinação, à medida que o imunizante for chegando, para que não falte. Então está sendo feito um controle bastante rígido sobre o estoque de seringas, de agulha, álcool gel e álcool 70º destinado à Covid-19.”
Dando continuidade as atividades no Parque da Cidade, o prefeito esteve na Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho, para acompanhar os preparativos para o ano letivo de 2021. O local oferece oficinas de artesanato, cozinha, costura, marcenaria e reciclagem para alunos com mais de 17 anos e com deficiência intelectual.
Ampliação de leitos de CTI para tratamento da Covid-19
Encerrando as visitas, Rodrigo Drable esteve na Santa Casa de Misericórdia, no Centro, onde acompanhou de perto a ampliação do CTI para Covid-19, como também a implantação do angiógrafo. Acompanharam a visita o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, o presidente da Câmara, Luiz Furlani, o provedor da Santa Casa, Dr. Getúlio José Pereira, e o tesoureiro da Santa Casa, Luis Feijó.
Drable falou sobre a necessidade da ampliação dos leitos. “Na segunda-feira, nós anunciamos que teríamos mais cinco leitos de CTI e conseguimos realizar isso ontem. Em 24 horas após o anúncio, nós conseguimos implementar esses leitos. Nós teremos mais cinco nos próximos quinze dias, em função de uma obra que está acontecendo e que, com certeza, nos permitirá atender mais gente. A situação ainda é preocupante, mas estamos fazendo o melhor que podemos. Nós estamos atendendo as pessoas, mas é fundamental que cada um faça a sua parte, mantendo o isolamento e respeitando as normas que são para preservar a vida de todos nós. Enquanto tem muita gente em casa, tem muitas pessoas trabalhando também, se expondo, correndo risco para fazer com que as coisas aconteçam e que, caso você pegue a doença, tenha a capacidade de ser atendido”.
Dr. Getúlio José Pereira, provedor da Santa Casa, falou sobre as obras. “Desde o início da pandemia, a gente tem buscado atender as necessidades do município e mais uma vez houve um aumento da demanda. Por isso nós nos organizamos aqui para atendermos esse volume”.