No encontro, o prefeito apresentou a necessidade da realização de 28 obras avaliadas em mais de R$700 milhões

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado dos secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, se reuniu nesta quinta-feira (16), com o governador, Cláudio Castro, o secretário de Governo, Chico Machado; o presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Claudio Magalhães, e assessores do Governo para tratar da realização de 28 obras emergenciais. As demandas são decorrentes dos estragos provocados pelas chuvas torrenciais que afetam o município desde dezembro de 2022.

Para se ter ideia do volume de água que atingiu a cidade, na última semana, em apenas três dias, a Defesa Civil registrou mais de 252mm de chuvas acumuladas. “Os prejuízos são grandes. Tivemos mais de 400 deslizamentos de encostas, enchentes em oito bairros, o desabamento de 57 casas, além do número de pessoas desalojadas que é crescente e já chega a 400 pessoas”, enumerou Drable.

Segundo o prefeito, as demandas levadas ao governador são maiores que a capacidade financeira do município. As 28 obras, de acordo com dados da Secretaria se Infraestrutura do Estado estão orçados em mais de R$ 700 milhões para uma estimativa orçamentária total do município em 2023 de pouco menos de R$730 milhões. Neste contexto, a realização destas obras com orçamento próprio se torna inviável.

Durante a semana, Rodrigo, secretários e servidores, com apoio do DRM (Departamento de Recursos Minerais), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Emop (Empresa de Obras Públicas) mapearam as áreas de risco e fizeram o  acompanhamento e orientações aos moradores destas localidade com foco na prevenção e na preservação de vidas. A iniciativa, até o presente momento, obteve êxito.

– Temos insistido com a população para seguir as determinações da Defesa Civil. Durante todos os episódios de transtornos ocasionados pelas chuvas, a atuação dos agentes foi objetiva e eficaz, imprescindível quando a finalidade é salvar vidas humanas – concluiu o prefeito.