Entre os questionamentos estavam o funcionamento do comércio durante o feriado, reabertura de igrejas, decreto estadual e questões raciais

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, utilizou suas redes sociais na noite desta sexta-feira (9) para responder perguntas recorrentes dos munícipes. Entre os assuntos abordados estavam o funcionamento do comércio e transporte público, o decreto do governo estadual, situação de igrejas, bares restaurantes e feira livre, e sobre discriminação racial.

O chefe do Executivo lembrou que o comércio municipal está funcionando, respeitando os acordos com o Ministério Público. “Nós estamos cumprindo, rigorosamente, as cláusulas que foram acordadas. A nossa capacidade de atendimento (hospitalar) é suficiente e o comércio continua funcionando com os horários restritos, com a diminuição do fluxo, com as várias medidas de segurança”.

Para o Corpus Christi, Drable anunciou que no dia do feriado (11), o comércio funcionará das 8h às 14h e na sexta-feira (12) voltará ao horário estipulado anteriormente, das 14h às 20h. “Como os bancos não vão funcionar e nós não temos expectativa de filas nos bancos, o comércio vai poder funcionar nesse horário. Foi um pedido das entidades representativas do comércio. Isso também é bom para os comerciários que terão a tarde mais livre. Na sexta-feira, o horário volta ao normal”.

Transporte público

Outro assunto muito questionado foi o transporte público, onde Drable explicou as dificuldades encontradas e os cuidados com a retomada das atividades. “Nós tivemos vários momentos de problemas com ônibus lotados. A medida que existe a paralisação, há funcionários que são dispensados ou têm suas restrições. As empresas de ônibus têm a sua capacidade de circulação diminuída. Ainda assim, as empresas já aumentaram em 40% e hoje a gente percebeu a diminuição daquele impacto de pessoas em pé, de aglomeração. Ainda existe isso em algumas linhas, as dificuldades são pontuais e a gente vai continuar enfrentando para que não tenhamos esses problemas”.

Decreto estadual

Drable fez um histórico rápido sobre a situação do decreto estadual que flexibiliza algumas atividades comerciais, sociais e prestações de serviços. “O decreto 47.112 flexibilizava algumas atividades, como a feira livre para gêneros alimentícios. O artigo oitavo desse decreto libera a atividade religiosa, com várias regras de restrição necessárias para a segurança”.

Sobre a reunião que aconteceria na última terça-feira, o prefeito explicou que por conta dos últimos acontecimentos envolvendo o decreto, ela foi remarcada para esta quarta-feira (10). “Essa reunião foi remarcada para amanhã (hoje) e eu tenho grande expectativa que nós façamos um acordo, para que haja alguma flexibilização e que nós possamos ter o funcionamento dessas atividades”.

O decreto estadual volta a vigorar hoje, contudo, o chefe do Executivo lembra que atividades como bares, restaurantes, igrejas e feiras livres ainda não voltarão a funcionar em Barra Mansa. “Nós temos uma decisão judicial aqui que nos sujeita a regras específicas na nossa região, em Barra Mansa, Volta Redonda e Pinheiral”.

Caso George Floyd

Barra Mansa possui uma política muito ativa de combate ao preconceito, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), o que coloca o município em destaque em relação a causa. Drable aproveitou algumas perguntas feitas pela população e se pronunciou sobre o caso de George Floyd. “As pessoas têm me questionado sobre aquele caso terrível sobre o George Floyd. Há muitos anos a sociedade discute a busca pela igualdade e a superação da discriminação e o respeito pelo próximo, porque somos todos iguais. Esse é um mal da sociedade que tem que ser superado”.

Drable pontuou que essa questão só será resolvida quando a igualdade for trabalhada de forma efetiva. “A discriminação só vai deixar de existir quando a igualdade for efetiva e deixarmos de nos atentar para alguns fatos. Igualdade é termos as pessoas ao nosso redor pelo o que elas representam, pelas suas características”.

O prefeito lembrou que no corpo de funcionários da prefeitura há muitos cargos de liderança ocupados por pessoas negras. “Eu tenho um comandante da Guarda Municipal que é negro, um secretário da Ordem Pública, meu segundo homem da Saúde, que é meu amigo de infância, uma pessoa extremamente capaz, é negro. O que faz a diferença não é a cor da pele, é a competência, a dedicação que ela alcançou”.

O chefe do Executivo deu destaque ao trabalho realizado pela vice-prefeita Fátima Lima. “Eu tenho ao meu lado, no governo, a pessoa que eu escolhi como vice-prefeita. É uma mulher, professora, negra, mãe, que é a professora Fátima. O grande valor da Fátima não está na cor da pele, está em ela ser um ícone que representa a vitória de uma mulher competente, que venceu pelas suas qualificações e isso é algo fantástico”.

Rodrigo Drable pede para que o caso americano sirva como norte para um futuro melhor. “O que aconteceu com George Floyd foi uma atrocidade e que sirva como um marco para o futuro, de um momento que definitivamente tem que ser superado, e que isso esteja nos corações e mentes de forma sincera, verdadeira, efetiva e aí sim nós iremos avançar. Esse momento difícil está nos ensinando muitas coisas. A sociedade está amadurecendo, se envolvendo e está fazendo de uma forma diferente”.