Ela se prepara para o Audax Parisien – ‘pedal’ com mais de mil quilômetros na França – e inspira governo municipal a abrir uma linha de patrocínio para atletas de alto desempenho

Um bate-papo descontraído entre amigos que compartilham da paixão pelo esporte. Assim foi a conversa entre o prefeito Rodrigo Drable e a ciclista barra-mansense Flávia Camargo, na manhã desta terça-feira, 14. Ele a recebeu em seu gabinete junto dos secretários municipais de Administração, Gabriel Ramos Rezende, e de Planejamento Urbano, Eros dos Santos. A atleta se prepara para o Audax Parisien – um ‘pedal’ de mais de 1.200 quilômetros, na França, que acontecerá em 2023.
Drable destacou o perfil determinado da atleta, que também serve de inspiração para o incentivo ao esporte. “A Flávia mostra que o esporte pode transformar vidas. Conhecendo ela a vida inteira, sei que sempre foi uma pessoa muito obstinada e o resultado que ela alcança hoje a nível nacional é algo a ser celebrado. Inclusive nos despertou a abrir uma linha de patrocínio para atletas de alto desempenho, que será apresentada em breve”, adiantou o prefeito.
Flávia começou a pedalar em 2015, até que em 2019 conheceu a modalidade randonneur – longa distância – e começou a disputar provas de 200, 300, 400 e 1.000 quilômetros de distância. Em 2022 ela participa de várias provas como preparação para o Audax Parisien, na França, que irá ultrapassar os 1,2 mil Km de percurso.
“Cheguei a meu limite nem sei quantas vezes e continuei depois disso. Provas de longa distância requerem resistência física e promovem muito autoconhecimento. Só de pensar que você fez algo que ninguém faz é uma realização também. Completei os mil quilômetros com um tempo muito bom, em Juiz de Fora-MG, no último dia 6 de junho, e estou otimista para ir para a prova na França ano que vem”, revelou a atleta.
Antes disso, a ciclista quer completar o trajeto de mil quilômetros em 75 horas para conquistar a homologação e ter mais chances de ser convocada ao Audax Parisien.
“Em outubro ou novembro, volto a percorrer os mil quilômetros para buscar a vaga. Faço esses percursos com os amigos Paulo Savóia, que já disputou o Parisien, e com o Geovane, que não pôde estar conosco nos mil Km de Juiz de Fora. Somos autossuficientes no percurso, mas é bom ter um homem por perto, pois infelizmente para a mulher a questão da segurança nas estradas existe”, explicou Flávia, destacando que cumpriu a prova na cidade mineira em pouco mais de 75 horas.
Ela é a terceira mulher do estado a atingir a marca dos mil quilômetros. Na última prova, entre os cinco inscritos, a barra-mansense foi a única mulher participante. “Sou livre”, resume a ciclista traduzindo o sentimento com um sorriso no rosto.

FOTO: Paulo Dimas