O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, realizou na manhã desta terça-feira, 09, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) para a gestão 2021-2022. O evento aconteceu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima; do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J. Chagas; e do secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

O prefeito aproveitou a ocasião para já debater alguns projetos com os membros do Conselho e ressaltar a importância de dar atenção à população em situação de rua.

“Continuaremos criando meios para levar alimento aos moradores, em situação de rua, por exemplo, de forma digna. Vamos criar mais locais adequados para que eles façam suas refeições sentados à mesa, com dignidade. No início da pandemia tivemos uma experiência muito positiva no Abrigo Municipal – tivemos um rapaz que ficou no local, foi alimentado, depois nos pediu emprego, o ajudamos neste processo e hoje ele está trabalhando, arcando com as despesas de seu lar, com seu carro e casado. Queremos mais ressocializações como esta e conseguiremos”, garantiu o prefeito.

Membro e autor da Lei que criou o Comsea em 2015, quando vereador, o atual secretário de Desenvolvimento Rural disse que entre os objetivos do Conselho Alimentar também está a capacitação para reaproveitar o alimento.

“Nosso Conselho é multidisciplinar, com técnicos da área, atentos à questão nutricional, de conservação e reaproveitamento desses alimentos. Nosso papel, quanto Secretaria Municipal, é de fazer a ponte entre os agentes e público-alvo, que são as pessoas com dificuldade de acesso ao alimento. Também procuramos promover cursos de capacitação para que as pessoas aprendam como reaproveitar e conservar melhor os alimentos”, acrescentou Beleza.

Secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, J. Chagas destacou a importância de se organizar um grupo empenhado na questão alimentar. “Isso é muito positivo, pois atenderemos a necessidade das pessoas em situação de rua, dos ambulantes, aposentados… uma porcentagem significativa da população. Estamos com projetos já licitados e que vamos anunciar em breve. Será uma grande novidade para todos”, adiantou J. Chagas.

Os titulares do Comseasão: Fabiana Vieira de Barros, Jilliane Resende Cristino, Rita de Cássia Chiesse Ribas, Carlos Roberto de Carvalho (Beleza), Vanessa Vasconcelos Fonseca Barros, Dalva de Oliveira Forastieri, Valdiana Marina de Oliveira, Juliana de Souza Viana, Odailton Silva Teixeira, Maria Eterna Quintão, Nilson Augusto da Motta e Silvana Maria Almeida de Carvalho.

Já os suplentes são: Francine Breves Ferreira, Wellington Coelho Brito, Gabriel da Cunha Mendonça, André Paulo Rodrigues de Carvalho, Elen Toledo Calisto Barbara Sávio Silva, Talita Késsia de Almeida e Silva, Nilda Soares Barbosa, Cintia Guimarães, Tayna Fernandes Pereira, Hederson Galantini de Oliveira, Ângela Marta de Souza e Priscila Ludovico Pereira.

FOTO: Felipe Vieira