Unidade é um centro de reciclagem profissional, onde são oferecidos cursos de capacitação, visando preparação e reinserção no mercado de trabalho

Barra Mansa ganhou um importante centro de reciclagem profissional. A Casa do Trabalhador foi inaugurada pelo prefeito Rodrigo Drable e o governador Cláudio Castro nesta terça-feira, 15. No local serão oferecidos cursos de capacitação visando preparação e reinserção do profissional no mercado de trabalho. A unidade está localizada no pátio da prefeitura, na Rua Luis Ponce, 263, no Centro. O local funciona das 8h às 16h30.
A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda.

“É uma felicidade estar aqui hoje inaugurando esse equipamento do governo estadual. Nosso grande trabalho nesse momento é a esperança de resgatar a credibilidade do nosso estado; resgate da possibilidade de cada um voltar a ter o direito de sonhar com uma vida melhor. Se realmente queremos transformar nosso estado, nossa sociedade, tem uma palavra que temos que conjugá-la e exercitá-la: união. Não é brigando ou exercendo um protagonismo excessivo. Juntos, conseguimos recuperar a credibilidade e o ambiente político, de negócios e anunciar investimentos. E esse ambiente não é criado pelo seu secretário, pelo seu governador, pelo deputado, prefeito, mas quando esses homens e mulheres entendem que é trabalhando juntos que mudamos a vida das pessoas”, disse Cláudio Castro.

O prefeito Rodrigo Drable aproveitou para agradecer o apoio do governador a tantas ações no município, entre elas a Casa do Trabalhador, que visa estimular a formação e a qualificação dos cidadãos. “É mais do que oferecer cursos, é dar dignidade ao pai de família para levar seu sustento para mesa dos seus filhos pelas próprias mãos. É um dia muito feliz. Podemos entregar este equipamento, que junto ao Polo de Atendimento à Vítima, inovam a cidade neste momento interessante. Em 2017 começamos nossos trabalhos com o objetivo de reconstruir a cidade. No segundo mandato, foi nosso momento de avançar; e temos avançado. Hoje iniciamos a terceira fase, que é a de construir uma nova cidade; o tão sonhado Pátio de Manobras. Uma obra esperada há 100 anos, que custa R$70 milhões e está sendo concretizada. Espero que Barra Mansa seja eternamente grata ao governador Cláudio Castro, que nos ajuda a transformar sonho em realidade. É o líder que o estado do Rio de Janeiro precisava”, destacou Drable.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, explicou que entre os benefícios do programa. “É o desenvolvimento de ações que visam a reinserção no mercado de trabalho, buscando qualificar o trabalhador de acordo com a demanda local. É um importante ganho para a cidade, pois um profissional qualificado gera desenvolvimento econômico para si e para a sociedade”, disse Paciello.
Estiveram presentes na inauguração a vice-prefeita Fátima Lima; a primeira-dama do estado, Analine Castro; a primeira-dama do município, Regina Borges Costa; secretários estaduais, municipais, deputados estaduais e municipais, vereadores e a imprensa local.
FOTO: Chico de Assis