Serviço contratado do SAAE tem como objetivo limpar as vias públicas e aumentar o tempo entre capinas

Na manhã desta segunda-feira (01), o Saae – BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) fez o lançamento do serviço da capina elétrica, tecnologia suíça que é exclusivamente da empresa Zasso, localizada em São Paulo. O evento, que aconteceu no Parque da Cidade, contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable e de secretários municipais.

O procedimento é realizado por meio de aplicadores especialmente projetados para descargas elétricas de alta potência na planta a ser controlada e a energia circula por todo seu organismo causando seu ressecamento. Dentro de três dias, o mato já está ressecado e pronto para ser retirado. A tecnologia não é danosa ao meio ambiente e possibilita eficácia na eliminação do capim pela raiz sem utilizar herbicidas e não mata micro ou macro organismos.

Segundo o coordenador de resíduos sólidos, Jackson Rabelo, a capina elétrica não oferece riscos ao meio ambiente e sua eficácia não significa que vai encarecer a mão de obra. “Conhecemos a tecnologia através da internet, buscando por uma capina mais eficaz que a manual. Hoje, nossos serviços de capinas são necessários no tempo de 30 dias, enquanto com a tecnologia chega há 90 dias ou mais. E o custo não aumenta, o que torna viável para gente”, afirmou o coordenador.

De acordo com Fanuel Fernando, diretor executivo do Saae, o serviço foi contratado de maneira experimental e pretende corresponder às expectativas. “Nós buscamos um serviço diferenciado e inovador no estado do Rio de Janeiro e nosso objetivo é que a tecnologia resolva 80% dos atendimentos e faça um serviço bem feito. Apesar da utilização da máquina, não reduzirá a mão de obra”, ressaltou Fanuel.