Decisão ocorreu durante audiência com Ministério Público na manhã desta sexta-feira, 29

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (29), o acordo validado junto ao Ministério Público, após audiência judicial, que permitirá a flexibilização do comércio do município. Com a medida, as lojas do centro comercial abrem as suas portas ainda hoje, às 14 horas. O acordo abrange as galerias, além do Shopping Popular, Rodoviária Shopping, Shoping Figoreli e Shop House. As redes de magazine que geram filas continuarão com atendimento entre 7 e 13 horas.

Durante a audiência, segundo informações do chefe do Executivo, foi comprovada a capacidade da rede municipal de saúde para prestar atendimento digno e adequado as pessoas que vierem a contrair o novo coronavírus. “A paralisação do comércio é algo que nos alarma, pois afeta diretamente o trabalhador que necessita de levar o sustento para a sua família. Desde o início da pandemia no país, Barra Mansa adotou medidas de combate a Covid-19, que dentro da razoabilidade, tem obtido êxito. Lamentavelmente, tivemos óbitos. Mas, continuamos com nosso esforço permanente e esta semana conseguimos viabilizar a disponibilidade de novos leitos Clínicos e de UTI na Santa Casa”, disse o prefeito, lembrando que a reabertura do comércio exige a manutenção de todos os procedimentos e cuidados de proteção, como o uso de máscara facial e o álcool gel nas entradas dos estabelecimentos.

Por enquanto, o Ministério Público não autorizou o funcionamento das feiras livres, academias de ginásticas e igrejas. Na próxima segunda-feira, 1º de junho,  a  Prefeitura apresentará novos protocolos específicos à Justiça visando a liberação dessas três atividades. “O protocolo inclui a formalização da estrutura de fiscalização com agentes sanitários, de saúde e guardas municipais”.

O prefeito salientou ainda o esforço conjunto realizado pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, o presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Bruno Paciello, e o presidente da CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Leonardo dos Santos, para que o comércio retomasse as suas atividades., possibilitando a muitos trabalhadores condições de sustento de seus filhos.

– Os resultados serão fundamentais para permitir um retorno gradual e seguro de todas as atividades. Vale lembrar que, se houver durante dois dias seguidos aumento de 5% dos casos da doença no município, o comércio pode voltar a ter as suas atividades paralisadas. Por isso, é importante o envolvimento de todos para colocar em prática as ações de controle e cuidado sanitário- concluiu.