Evento discutiu temas e programação referente a Conferência Municipal de Cultura

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, participou na manhã desta quarta-feira (09), de uma reunião setorial da Cultura Afro, promovida pela Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Fundação Cultura e o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), para debater e discutir pautas referentes à Conferência Municipal de Cultura de 2023. Algumas dessas pautas que já foram discutidas passarão por uma releitura e serão analisadas, para serem levadas ao poder público e continuar reforçando o foco na cultura afro no município. A reunião aconteceu no Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.

A vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a importância dessa reunião. “É sempre muito gratificante ver como a presença desses eventos focados em valorizar a Cultura Afro vem crescendo em nossa região. Essa reunião vai servir principalmente para alinharmos as novas programações, para que todos possam dar suas sugestões e principalmente, para que possamos atualizar as antigas pautas, para serem levadas para a Conferência no dia 26 deste mês”, completou Fátima

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou os principais pontos discutidos. “Hoje nós esclarecemos as dúvidas e antecipamos alguns dos acontecimentos que vão se passar na conferência”, comentou Bravo, acrescentando sobre a perspectiva das metas no setor da Cultura Afro na região.
– Vamos esclarecer também as metas do plano municipal de cultura. Mais importante ainda é conscientizar e revisar sobre o papel dessas metas e da revisão do plano municipal de cultura. O plano em que atuamos hoje é de 2007 a 2017 e a cadeira da cultura afro na região foi criada em 2020 no meio da vigência e não havia metas específicas nesse setor. Por isso, hoje nós caminhamos para que esse setor se consolide em um trabalho direcionado à cultura afro – completou Bravo.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), Paulo César dos Santos, também comentou sobre a reunião e a programação. “Essa reunião setorial é super importante para o processo de construção de políticas públicas, tanto municipal, estadual, quanto a nacional. Vamos estabelecer as demandas das políticas públicas da cultura afro, programações envolvendo esportes, danças de matriz africana, samba, capoeira, eventos, entre outros”, ressaltou

As principais pautas discutidas para serem atualizadas foram artes visuais e artesanato; audiovisual; capoeira e cultura afro, abordando o combate ao racismo, proteção, promoção e desenvolvimento, visibilidade, difusão, divulgação e comunicação.

Fotos: Felipe Vieira