Evento teve como foco à prevenção à obesidade, que atinge mais da metade da população brasileira

 

Quem passou na manhã desta quarta-feira (3), pela Praça Ponce de Leon, no Centro de Barra Mansa, teve a oportunidade de receber orientações sobre a importância e os benefícios dos alimentos naturais. O evento denominado ‘Resgatando a comida de Verdade’, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) e do DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), teve a finalidade de chamar a atenção da sociedade sobre os índices de obesidade, que hoje atinge mais da metade da população, além dos fatores de risco como a hipertensão, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, complicações no fígado e nas articulações.

As nutricionistas do Nasf repassaram à população a importância de reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos, além dos efeitos sobre a saúde do consumo dos alimentos processados e ultraprocessados, como o macarrão instantâneo, o extrato de tomates, os sucos e mates industrializados, o milho em conserva, os snacks de farinha de milho (Cheetos) e as mistura para bolos.

A programação também incluiu dicas sobre como elaborar o sal de ervas, à base de sal grosso, alecrim, manjericão, salsa desidratada e orégano, assim como a distribuição de sachês com o produto; orientações sobre como elaborar  uma horta a partir de garrafas pets e entrega de mudas de ervas, verduras e árvores frutíferas, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a nutricionista do Nasf Nathália Soares de Queiroz Santos a proposta do evento foi resgatar o hábito da alimentação saudável. “Em função da falta de tempo, as pessoas estão recorrendo com extrema frequência aos alimentos industrializados sem, entanto, avaliar os males provocados sobre a saúde. Manter a rotina da alimentação saudável exige a incorporação de alguns hábitos que, num primeiro momento podem significar desprendimento de tempo, mas que se analisado sobre a perspectiva da agilidade proporcionada durante a semana representam um grande ganho. Como por exemplo: guardar as verduras já lavadas e higienizadas em potes na geladeira. O mesmo serve para os legumes. Eles podem ser descascados, picados e também acondicionados em potes com tampas. As carnes podem ser pré-cozidas e os bifes temperados previamente com o sal de ervas”, orientou a nutricionista, ressaltando a necessidade de descascar mais e desembalar menos.

Já a nutricionista e coordenadora da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), Jilliane Resende Cristino, comentou sobre os iogurtes e sucos industrializados. “Infelizmente, esses tipos de produtos contém uma quantidade exagerada de açúcar. Melhor dar preferência para os sucos naturais e os iogurtes caseiros produzidos à base de inhame, morango, mel e limão. O preparo é simples. Depois de higienizar devidamente o morango, coloque-o no liquidificador juntamente com dois inhames cozidos, uma colher de mel e limão. Bata por três minutos. Em seguida, leve a geladeira por cerca de três horas. Receita simples e saudável”, explicou.

Quem aprovou as dicas e orientações foi Raimunda Moreira, moradora do ponto final de Saudade. Com 75 anos de idade, ela recebeu mudas de salsinha, cebolinha, couve, pimenta e alface. “Vou plantar no canteiro da minha casa. Sou da época em que a comida era preparada no forno e fogão e mantenho esse costume até hoje”.

Sobre os programas de combate à obesidade

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Centro de Atendimento em DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) oferta serviços às pessoas com baixo peso, sobrepeso ou obesidade. O Programa Peso Legal atende crianças, jovens e adultos com foco nos quadros de desnutrição ou obesidade.

Conforme explica a coordenadora do DCNT, Marina Monteiro, os pacientes são encaminhados ao programa pela Unidade de Saúde do bairro, onde são assistidos através das ações do NASF, Programa Saúde na Escola ou da própria Estratégia Saúde da Família. Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado ao setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e cadastrada do Programa Peso Legal, onde inicia o acompanhamento com a equipe multidisciplinar, composta por uma nutróloga, nutricionista, psicóloga, endocrinologista e técnica de enfermagem. “O programa também recomenda a prática de atividades físicas com orientação profissional, que pode ser realizada por meio da programação oferecida pela subsecretaria de Esporte”, concluiu.