Dados coletados a partir da estação compacta de monitoramento do ar foram analisados em parceria com a UFRJ

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, divulgou nesta segunda-feira, 18, os resultados do estudo realizado sobre a qualidade do ar no município. Os dados comprovam que, quantitativamente, as máximas concentrações apresentaram valores muito abaixo dos padrões estabelecidos pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente 491/18.

O estudo, que integra o Programa MonitorAR, foi realizado entre janeiro e maio deste ano, a partir da cessão  temporária, por uma empresa privada, de uma estação de monitoramento compacta para a análise de partículas sólidas e gases. O aparelho foi instalado no Parque da Cidade, no Centro.

De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, os dados coletados foram analisados pelo órgão, em parceria com a UFRJ.  Um relatório do monitoramento foi emitido pelo Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O documento demonstra que a qualidade do ar está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conama”.

Futuramente, o intuito da Secretaria é criar uma rede de monitoramento de controle de qualidade do ar, inclusive com parceria institucional com as empresas, aumentando a área de cobertura do estudo.