Iniciativa permite que educandos da rede municipal de ensino e comunidade tenham acesso ampliado à cultura. Acervo conta com 150 obras e inclui livro em braile

Alunos das Escolas Belo Horizonte, no bairro Vista Alegre, e Leonísio Sócrates Batista, no Roberto Silveira, ambas em Barra Mansa, serão contemplados com o Projeto Cinemateca – Escola e Vida. A iniciativa e patrocínio do projeto são da MRS Logística, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, com produção do Grupo Incentivar e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A cinemateca conta uma biblioteca contendo 150 livros diferentes de obras editoriais infantis, sendo um deles em braile, direcionado à educação de alunos com deficiência visual, além de 40 mídias de DVD socioeducativas e um sistema de home theater. A utilização da cinemateca visa atender a demanda dos alunos e da comunidade, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas.

Para o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o Projeto vai possibilitar a criação de hábitos de ver filmes e a partir da ação, fruir e exercitar o pensamento “Simultaneamente, os alunos da Educação Infantil e anos iniciais estarão adquirindo cultura diversas e uma compreensão do mundo no qual está inserido”, analisou Vantoil.

Segundo o supervisor de marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro, a finalidade da proposta é promover a integração social e democratizar o acesso à cultura. Toda criança tem direito a cultura como forma de expandir seu universo, alimentar sua imaginação e aprender. Esse projeto quer aprimorar ainda mais esse direito aos estudantes barra-mansenses”, destacou.

Para a especialista em Relações Institucionais da MRS Logística, Verônica Mageste, o  critério para escolha das escolas foi a proximidade da linha férrea e o atendimento aos quesitos espaço. “Percebemos que muitos municípios, de  abrangência de atuação da nossa empresa,  dispõem de poucas salas de cinemas e bibliotecas. Nesse sentido, as cinematecas servem tanto às atividades pedagógicas quanto ao lazer e integração nas comunidades, em ações envolvendo pais, alunos e professores”.

ESTRUTURA – A cinemateca é confeccionada em tubos de aço (metalon) 5cmx3cm, MDF 18mm revestido com grama sintética, laterais em MDF de 15mm, prateleiras internas em madeira maciça, telhado em telha ecológica material reciclável e estrutura em madeira maciça – Fiação e instalação elétrica para acendedor interno e ponto de energia exibição dos filmes, 1 projetor – 2 alto falantes 6×9 – 1 tela para projeção 1200×1000 cm – As portas são em MDF 15mm com dobradiça de pressão, abertura 180° puxador em pvc e fechadura com cadeado. Comunicação visual com adesivos impressos aplicados no revestimento externo. Dimensões: 270 cm altura, 300 cm largura, 200 cm profundidade.

A gerente de Educação Básica, Saionara Maciel, informou que a previsão é de que a estrutura chegue às escolas dia 1º de agosto “A montagem será feita no sábado, 3 de agosto, e a inauguração no dia 14”, detalhou.

SOBRE A MRS- A empresa é uma operadora logística de base ferroviária com portfólio diversificado. Nos pouco mais de 1.600 km de ferrovia, são transportados anualmente cerca de 170 milhões de toneladas, quatro vezes mais do que o volume do período anterior à criação da empresa, e o equivalente a aproximadamente um terço da produção ferroviária nacional. A companhia é referência internacional no transporte de commodities minerais, um importante player no escoamento de grãos produzidos no país e uma das maiores transportadoras terrestres de contêineres da América Latina.  Além do agronegócio e do setor mineral, atende a segmentos como os de siderurgia, construção civil, petroquímico e transporta todo o tipo de cargas industrializadas.

Serviço:

Inauguração da Cinemateca

Dia: 14 de agosto/2018 (Quarta-Feira)

Horários e Locais:

9:00 – Escola Belo Horizonte – Rua Sete de Setembro, 168, Loteamento Belo Horizonte  – Vista Alegre

13:00 – Leonísio Sócrates Batista – Rua Demócrito de Souza Pinto, 80 – Roberto Silveira – Centro.