Ação tem como objetivo principal a orientação para o mercado de trabalho com oficinas de coaching motivacional, postura profissional e confecção de currículos
Na noite desta quinta-feira (27), 62 alunos participaram da entrega dos certificados de participação no Projeto Jovem Trabalhador. Estavam presentes na cerimônia a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (ACIAP), do Centro Universitário Barra Mansa (UBM), familiares e amigos dos formandos.
No decorrer das oficinas, os jovens receberam coaching motivacional e aprenderam sobre postura profissional, processo seletivo e produção de currículo. Os alunos também tiveram seus perfis profissionais traçados e currículos cadastrados no CIEE Rio e Sine de Barra Mansa. As palestras foram ministradas no UBM e seguem o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). Os participantes também receberam alimentação e transporte. A certificação foi feita pelo CIEE Rio.
Durante a cerimônia, a vice-prefeita, Fátima Lima, comemorou o projeto. “É uma alegria e satisfação ver a nossa cidade no caminho do desenvolvimento econômico e social. São mais de 50 jovens que agora tem um diferencial no currículo. Esses jovens aprenderam coisas importantes que vão levar para toda a vida”.
Já a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, explicou que o programa é importante para que esses jovens se posicionem e sejam inseridos no mercado de trabalho. “Em um futuro bem próximo esses jovens serão empreendedores. Com essa orientação eles ficam à frente de muitos que estão aí fora e que não tiveram essa oportunidade. E isso os torna diferentes, abrindo portas e oferecendo uma visão ampla do mercado de trabalho”, concluiu Ruth.
Encerrando o evento, o estudante Daniel Santos do Amorim, de 17 anos, morador da Vila Elmira, foi convidado para contar sua experiência no programa. “Esse projeto foi muito gratificante para mim, como para todos, porque os professores conseguiram ampliar a mente de muitos jovens para um futuro melhor. Eles foram muito especiais, fazendo com que a gente também se sentisse especial. Hoje foi plantada uma semente que vamos espalhar”, completou.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos e o CIEE Rio. As ações focam na orientação de jovens do município, com idades entre 14 e 21 anos e inscritos no Cadastro Único. Durante as palestras são apresentadas questões referentes ao mundo do trabalho, promovendo atividades que os possibilitem reconhecer suas potencialidades, viabilizando seu acesso ao mercado de trabalho, como também aos seus direitos e serviços.
As inscrições para as próximas turmas já estão abertas. As aulas terão início no dia 7 de agosto. Os interessados podem procurar o CRAS mais próximo, portando RG e o Número de Identificação Social (NIS). Já os menores de idade devem ir acompanhados de um responsável para fazer a inscrição.