Guarda Municipal recebeu equipe de Quatis para apresentar o trabalho desenvolvido no município

Nesta quarta-feira, dia 16, a Guarda Municipal de Barra Mansa recebeu uma equipe da Prefeitura de Quatis para apresentar o trabalho do Programa de Educação no Trânsito (PET). O encontro, que aconteceu na sede do projeto no Parque da Cidade e contou com a participação do inspetor Agostinho Silva, da GMBM. Além dele, o coordenador geral de Transporte, Trânsito e Postura de Quatis, Hugo Rigotti; a ouvidora da Guarda Municipal da cidade vizinha (GMQ), Elizabete dos Santos; o coordenador da GMQ, Fernando de Oliveira Castilho; e a chefe de Educação no Trânsito, Ana Carolina Ferreira de Souza.
De acordo com o inspetor Silva, a visita da equipe de trânsito de Quatis foi no sentido de conhecer o trabalho desenvolvido em Barra Mansa. “Hoje nós recebemos os representantes da Prefeitura de Quatis e compartilhamos com eles informações sobre a implantação das atividades de educação no trânsito e os atendimentos. Mostramos como funciona a nossa ‘Sala de Trânsito’, projeto realizado nas escolas do município e todas as ações que desenvolvemos durante todo o ano e que com certeza irá contribuir para o desenvolvimento do trânsito de Quatis”, disse Silva, acrescentando:
“É um privilégio estar recebendo essa visita hoje, precisamos sempre de parceiros na educação de trânsito e quanto mais municípios agregarem essa ideia, mais frutos vamos colher. Quando investimos, principalmente na educação das crianças, temos multiplicadores e com certeza temos um trânsito melhor”.
A chefe de Educação no Trânsito de Quatis, Ana Carolina Ferreira de Souza, falou como o projeto realizado em Barra Mansa irá contribuir para a implantação das atividades em seu município. “Temos uma dificuldade de implantar ações nas escolas de Quatis, então, viemos aqui hoje para conhecer como funciona em Barra Mansa; conhecer as ações e atividades para então aplicarmos na nossa vivência”, disse Ana Carolina.
CONHECIMENTO
O Coordenador Geral de Transporte, Trânsito e Postura de Quatis, Hugo Rigotti, elogiou o trabalho realizado em Barra Mansa e do conhecimento adquirido junto à GMBM. “É um prazer e um privilégio conhecer o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal de Barra Mansa através do PET. Temos um projeto em Quatis, mas que funciona de forma on-line. Nosso desejo é levar essa experiência e os aplicar os ensinamentos com as nossas crianças”, disse o coordenador.
O secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Capitão Daniel Abreu, falou sobre o programa desenvolvido no município estar servindo de exemplo para outras cidades.
“Essa troca de conhecimento significa que estamos no caminho certo para o atendimento ao nosso cidadão, bem como avançando com políticas públicas voltadas para o ordenamento público e a capacitação no trânsito de nossos agentes”, destacou.
O PET
O Programa de Educação no Trânsito (PET) é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal, com a Secretaria de Educação. Entre as atividades desenvolvidas pelo programa estão a Sala de Trânsito, com alunos do 4ª e 5º ano do ensino fundamental; palestras sobre segurança no trânsito e direção defensiva em empresas; campanhas de orientação nas vias públicas, seguindo o cronograma do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); e as campanhas principais, Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito.
“Atuamos com educação e orientação para nossos jovens nas escolas para terem conhecimento sobre as regras de trânsito, nas empresas com educação no trânsito bem como orientação de direção defensiva e normas de segurança e, por fim, atuamos também em vias públicas durante campanhas, seguindo orientação do Denatran. Nosso objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir as normas de trânsito”, explicou Capitão Daniel Abreu.
Inspetor Silva acrescentou que as atividades desenvolvidas com as crianças e jovens contribuem para a conscientização dos adultos. “A ‘Sala de Trânsito’ leva educação de trânsito com qualidade para todos os alunos do município, fazendo deles agentes multiplicadores, levando as informações adquiridas para mudar o comportamento dos pais e responsáveis. Os demais trabalhos que desenvolvemos têm o intuito de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito”, destacou.