Objetivo da ação é promover a autonomia e qualidade de vida dos idosos. Lançamento do projeto na localidade contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), realizou nesta quarta-feira, dia 13, o lançamento do segundo polo do projeto ‘+Ação, +Saúde, 50+’, no bairro Santa Maria II. O objetivo é promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas do município. A atividade aconteceu na Igreja São Francisco de Assis e a vice-prefeita Fátima Lima participou da ação. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) é parceira no programa.
De acordo com o gerente pedagógico da SMJEL, Fábio Leal, o programa está de portas abertas para atender toda a comunidade. “O projeto veio para levar mais qualidade de vida através da atividade esportiva, palestras, vacinação, atendimentos e orientação de saúde. Aqui na comunidade já existia a atividade física para a melhor idade, agora estamos agregando mais serviços em conjunto com o Nasf e a Atan”, disse Fábio.
O gerente pedagógico destacou ainda, que para participar é preciso ter mais de 59 anos, mas há exceções. “Nós recebemos todos da comunidade que queiram participar. Basta o interessado trazer atestado médico que indique que ele está apto à prática esportiva, xerox do comprovante de vacinação contra Covid-19 e ficha, que será preenchida com dados pessoais. No Santa Maria II o projeto acontece na Igreja de São Francisco de Assis, às segundas e quartas-feiras, das 7h às 8h”, acrescentou.
A coordenadora da Atan, Jilliane Resende, explicou que o projeto também tem o objetivo de aproximar a unidade de saúde com a comunidade e trabalhar com a prevenção. “Durante esse período de pandemia nós percebemos um aumento dos casos de depressão e ansiedade, principalmente por parte dos idosos. Além disso, registramos também uma frequência maior deles nas unidades. Então, somando a essa atividade social feita pelo esporte, queremos trazer esse acolhimento”, explicou Jilliane, acrescentando:

“Trabalhamos aqui com uma equipe multifuncional para fazer um acompanhamento completo. Os profissionais vão sair do posto de saúde e vir participar da atividade, facilitando o acesso e oferecendo diversos serviços, como hoje trouxemos a vacinação contra Influenza”, acrescentou.

Prevenção
Madrinha do projeto, a vice-prefeita Fátima Lima destacou a importância do trabalho realizado. “Esse projeto é mais uma das ações de políticas públicas que temos desenvolvido para a melhor idade, pensando na prevenção. Meu desejo é que os moradores aproveitem ao máximo esse e outros projetos que nós, da prefeitura, oferecemos. Temos uma equipe extremamente competente que está à disposição de todos. Espero que este seja mais um trabalho de sucesso”, declarou Fátima Lima.
Uma das participantes da atividade, Maria Aparecida Rocha Martins, aprovou a iniciativa de somar o atendimento de saúde à atividade esportiva. “Saúde é, sobretudo, prevenção. É muito bom sermos orientados e nos sentirmos assistidos. Esse é um projeto que tem tudo pra dar certo”, disse a moradora do Santa Maria II.