Ação visa aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais a respeito do acompanhamento dos beneficiários de Programas Sociais e de mulheres vítimas de violência

Profissionais da Rede Municipal de Saúde e da Atenção Básica de Barra Mansa receberam uma capacitação a respeito do acompanhamento em saúde dos beneficiários de programas como Auxílio Brasil, SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e Crescer Saudável. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 21, no Centro de Medicina e Projetos Especiais (CEMPES), na Rua Monsenhor Lustosa, no Centro.

No encontro foram abordados temas importantes como: lançamento de dados no sistema E-Sus; importância da suplementação de vitamina A; metas e prazos a serem cumpridos para 2022. Para evitar aglomerações e garantir a segurança dos profissionais, a capacitação foi dividida em turmas durante os períodos da manhã e da tarde.

A coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Jilliane Resende Cristino, explicou a importância da ação para o aperfeiçoamento dos trabalhadores. “A capacitação tem por objetivo atualizar e orientar os profissionais de saúde de nosso município e passar o máximo de informações possíveis para que eles consigam atender a população da melhor forma. E para isso é necessário ações como esta de educação continuada”, destacou Jilliane.

A vice-prefeita Fátima Lima esteve presente na abertura das atividades e destacou a importância da capacitação aos profissionais que atuam diretamente no restabelecimento das condições físicas da população. “Saúde é tudo. Quando temos, conseguimos buscar outras coisas necessárias à vida. Essa capacitação é muito importante, pois estes profissionais são nossos multiplicadores na ponta. São eles que lidam, ajudam a melhorar as condições das pessoas e também atuam nos cuidados ao enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou a vice-prefeita.

Atendimento a mulheres em situação de violência

Durante a ação desta segunda-feira, 21, também foi debatido o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado para auxiliar e acolher àquelas que estiverem em situação de hostilidade e necessitarem de cuidados e ajuda. A iniciativa funcionará através da atuação de diversas Secretarias Municipais, entidades da Sociedade Civil e do Conselho de Mulheres.

O plano proporciona órgãos que oferecem atendimento especializado, além de diversos serviços que funcionam como ‘portas de entrada’, sendo eles: CREAS – Rua Santos Dumont, 126, telefones (24) 3322-6534 e 3322-6957; UPA – Rua Luís Ponce, 263, (24) 3323-4471; Hospital da Mulher – Avenida Tenente José Eduardo, 200, (24) 3324-5991; 90° Delegacia de Polícia – Rua Domingos Mariano (24) 3326-0982; Santa Casa – Rua Pinto Ribeiro, 205 (24) 3325-8300; Conselho Tutelar – Rua Cícero Cunha, 38 (24) 3322-1029; Patrulha da Mulher (24) 99931-8829; Guarda Municipal (240 3328-9643; Polícia Militar (24) 3322.9450; Defensoria (24) 3328-4494.

Além destes locais, há uma rede intersetorial municipal que serve para conceder orientação e encaminhar as vítimas para os órgãos competentes. São eles: PSF (Programa de Saúde da Família); Serviços da Atenção Básica em Saúde; CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); Escolas da Rede Municipal; Conselho Tutelar; Rede Hospitalar pública e privada.