Flávia Fernanda foi destaque na categoria pós-graduação na Febic

A professora de ciências da rede municipal de ensino de Barra Mansa Flávia Fernanda Ferreira Faria foi destaque na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic). A mestra, que dá aula no Colégio Washington Luiz, ficou em primeiro lugar na categoria pós-graduação com o seu trabalho sobre criação de perfumes. Com o reconhecimento, ela garantiu uma credencial para participar do congresso internacional, que acontecerá na Colômbia.

O passo a passo da criação dos perfumes pode ser acompanhado no segundo episódio do canal ‘Do aprender ao ensinar’, que a Secretaria de Educação desenvolveu para os estudantes no período de recesso escolar, no link: https://www.youtube.com/watch?v=jd36ECnJDCo&feature=youtu.be

De acordo com a professora Flávia Fernanda, a ideia de iniciar o projeto surgiu com o intuito de inovar a forma de ensino, utilizando o Laboratório de Pesquisa e Iniciação Científica. “Em 2017, iniciei as aulas de criação dos perfumes, utilizando essências com diversos tipos de fragrâncias. Com o tempo, fui percebendo o interesse dos alunos e cada vez mais busquei o aperfeiçoamento da pratica através de cursos. Ainda não há uma data prevista para o congresso devido a pandemia, mas confesso que estou muito feliz e ansiosa para participar”, celebrou Flávia.

Hoje Barra Mansa conta com 20 Laboratórios de Pesquisa e Iniciação Científica, em diferentes unidades escolares. A meta da prefeitura é inserir nas demais escolas até 2022. O espaço tem um papel fundamental no estímulo a alfabetização científica que vem agregando conhecimento e contribuindo com descobertas inovadoras.