Órgão retomou os serviços, das 08 às 17 horas; apenas dois consumidores são recebidos por vez
Após cumprir um período de recesso por conta da Covid-19, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Barra Mansa (Procon) retornou às atividades de forma gradativa. O setor já está funcionando em horário integral, das 08 às 17 horas, inclusive com agendamento de audiências. Mesmo durante a paralisação dos serviços, o órgão manteve as fiscalizações, principalmente em estabelecimentos comerciais que estavam cometendo prática abusiva nos preços.
O Procon funciona no pátio do Centro Administrativo, respeitando os protocolos sanitários. Apenas dois consumidores são atendidos por vez e é mantido o distanciamento entre clientes e atendentes.
O gerente do Procon-BM, Felipe Goulart, explicou que neste período as principais reclamações são em relação aos altos valores dos produtos. “Quando recebemos denúncias de alto valor de mercadoria, vamos até o estabelecimento, pedimos a nota fiscal e verificamos por quanto o local adquiriu aquele produto. A partir daí, avaliamos se ele está praticando a venda com uma margem razoável”, disse.
Outros problemas que Felipe destacou como alvo de reclamação é em relação aos boletos que não estão chegando e a dificuldade de contato com as empresas. “Cerca de 40% dessas reclamações é em relação às empresas de telefonia. Em seguida, com 25% das denúncias, é sobre as lojas de departamentos em geral. Nosso maior objetivo é garantir satisfação dos consumidores no município e que eles encontrem preços e ofertas justas”, finalizou o gerente.