Atividade marcou o encerramento de ações em prol ao padroeiro do município

As celebrações em comemoração ao dia de São Sebastião, foram encerradas nesta segunda-feira (20), com a tradicional procissão ao Padroeiro de Barra Mansa. Milhares de devotos foram às ruas em homenagem ao Santo. Durante a semana a imagem de São Sebastião, com marcas de flechas por todo o corpo, percorreu diversas paróquias do município, relembrando a lembrança de quem foi guerreiro na fé, coragem e determinação. A ação é realizada pela Igreja Matriz e recebe o apoio da Prefeitura Municipal, na estruturação e organização do trânsito.

O cortejo, que iniciou às 17 horas, partiu da Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, seguindo pela Avenida Joaquim Leite, Rua Alberto Mutel, Avenida Dario Aragão, Ruas Orozimbo Ribeiro, José Marcelino de Camargo e Luis Ponce, Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite e retornou para a Igreja.

O padre responsável pela paroquia da Igreja Matriz de São Sebastião de Barra Mansa, Djalma Antônio da Silva, disse que o sentimento em chegar ao final de mais uma festa do padroeiro se resume em uma imensa gratidão a Deus. “A celebração ao nosso padroeiro deve alimentar em nós a paz, confraternização, e união. Esse é um momento de encontro com Deus e com os irmãos e irmãs de caminhada”, expressou o padre ao agradecer a todas as equipes que trabalharam nesta festa, sua primeira como pároco local.

O Bispo Dom Luiz Henrique, também participou da cerimônia e falou sobre o exemplo que o Santo Padroeiro trás para a vida dos seus devotos. “Nós temos um grande exemplo em São Sebastião que é sua coragem e a perseverança na fé. Isso é extremamente importante nas atividades que realizamos e nas dificuldades que enfrentamos no dia a dia. O Santo nos inspiram em não desanimar e a confiar sempre em Deus”, reforçou o Bispo.

A aposentada de 85 anos, moradora de Resende, Maria Aparecida de Carvalho, disse que a fé no padroeiro veio de muitos anos, quando apenas era uma jovem e precisou passar por um procedimento cirúrgico. “Eu herdei a fé do meu pai, que era devoto de São Sebastião. Eu passei por uma cirurgia, aos 15 anos, que muitos médicos diziam ser praticamente impossível sair sem sequelas. Mas houve tanta oração e tanta prece ao Santo, que fui abençoada e sai ilesa do procedimento. Desde então sou devota de São Sebastião”, contou.

O jovem estudante Igor de Almeida, de 14 anos, morador da Vila Coringa, disse que essa é sua primeira procissão. Porém, a partir dessa, espera participar de outras. “Estar em um lugar onde o amor e a fé predomina faz com que a gente se sinta melhor e queira fazer o melhor. Eu sou católico e participo das atividades da igreja da minha comunidade, mas nunca tinha vindo à procissão. Esse sem dúvida é um dos momentos que eu vou guardar com muito carinho”, expressou.