Evento foi aberto nesta terça-feira (07) e terá sequência na quarta-feira (08), no Parque de Saudade
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Previbam (Fundo de Previdência Social), está realizando um curso de capacitação voltado para gestores e conselheiros da autarquia. O evento conta com o apoio da Aepremerj (Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Consultoria de Investimentos Crédito & Mercado e patrocínio das empresas de investimentos Multinvest Capital e Performe Investimentos.
A capacitação foi aberta nesta terça-feira, dia 07, e prosseguirá na quarta-feira (08), no Parque Natural Municipal de Saudade, contando com a participação de 93 membros, de 10 municípios do estado do Rio de Janeiro.
O secretário de Administração, Gabriel Resende, compareceu na abertura, assim como a presidente do Previbam de Barra Mansa, Denise Gomes; a presidente da Aepremerj e do Iprevi (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia), Alessandra Marques; a gerente comercial da Mutinvest, Sandra Paes Leme; o sócio da Perfome, Rodrigo Moraes; e a palestrante do curso, Naiara Fulop.
No encontro, a presidente da Previbam, Denise Gomes, destacou a importância dos gestores e conselheiros receberem esta capacitação para o crescimento profissional e pessoal.
– A certificação profissional no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) é uma ferramenta valiosa para garantir a qualidade e a competência do pessoal responsável pela gestão. Esse aprendizado contribui na estabilidade e na sustentabilidade a longo prazo do sistema previdenciário. A partir de 31 de julho de 2024, o RPPS que não comprovar a certificação da maioria dos seus membros descumprirá o artigo 08 da lei que determina as diretrizes para organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos – explicou Denise.
A presidente da Aepremerj, Alessandra Marques, ressaltou que este curso é extremamente valioso para os gestores e conselheiros. “O curso visa à qualificação dos conselheiros, dos dirigentes, e dos institutos de Previdência, para que eles consigam realizar uma prova, que é uma certificação profissional instituída pelo Ministério da Previdência Social, que dispõe que os gestores e conselheiros precisam ter essa qualificação técnica”, disse Alessandra, destacando ainda que, após esta capacitação, cada gestor marcará a data da prova a seu critério.