Reunião no Museu Histórico Nacional, no Centro, teve presença de secretários municipais e do representante do MinC no estado, Edu Nascimento

Com o objetivo de alinhar pautas importantes para o setor cultural, o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, esteve na cidade do Rio de Janeiro, na terça-feira, dia 12, compondo a diretoria do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Cultura, no encontro com Edu Nascimento, responsável pelo Escritório Regional do Ministério da Cultura. O evento ocorreu no Museu Histórico Nacional, no Centro da capital.

No encontro, a diretoria do Fórum apresentou propostas para ampliar as receitas de fundos municipais de todo o país. O presidente da FCBM representou os 12 municípios da Região Médio Paraíba na reunião que contou com a presença de representantes de quatro regiões do estado – municípios de Magé, Petrópolis, Paraty e Nova Friburgo.
Bravo destacou o trabalho realizado na Cultura de Barra Mansa e informou alguns assuntos levados à reunião.

– Há alguns meses apresentei à diretoria do Fórum propostas para ampliar a receita dos fundos municipais de cultura em todo Brasil. Desde então estamos trabalhando na articulação para possibilitar a monetização de redes sociais e abatimento de impostos de renda para essa finalidade. Essa agenda ocupa nossas pautas e também do legislativo estadual e nacional. Além disso, falamos também sobre a Conferência Estadual de Cultura, que vai acontecer na segunda semana de novembro, no Rio. Barra Mansa vai mandar cinco delegados para este evento – detalhou.

O presidente ainda frisou que, na ocasião, Edu Nascimento, empossado há dois meses, solicitou à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) considerar a participação da diretoria do Fórum de Secretários do Rio de Janeiro na comissão de organização da Conferência Estadual. Além disso, outros foram abordados temas sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG) e a regulamentação da Lei Aldir Blanc 2 (LAB II).
A secretária municipal de Cultura de Petrópolis e presidenta do Fórum Estadual de secretários e dirigentes de Cultura do Estado, Diana Iliescu, comentou a importância do diálogo entre os participantes. “Foi excelente este primeiro encontro do Fórum de Secretários de Cultura do Rio de Janeiro com o novo representante regional do Ministério da Cultura no nosso estado, Edu Nascimento. Debatemos conferências de cultura, formas de financiamento às políticas culturais, desenvolvimento regional e representatividade. A diretoria do Fórum esteve presente com quatro regiões, Serrana, Médio Paraíba, Baixada Fluminense e Costa Verde”, relatou.