Marcelo Bravo recebeu o Diploma Heloneida Studart pelo reconhecimento de seu trabalhoO presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, foi homenageado na segunda-feira, 06, durante Sessão Solene da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), na capital. Pelo reconhecimento de seu trabalho, ele recebeu das mãos do presidente da Comissão de Cultura da Casa, Eliomar Coelho, o diploma Heloneida Studart de Cultura 2020/2021. Dentre os mais de 130 inscritos, 44 foram agraciados, entre pessoas e entidades. A solenidade ocorreu no Plenário do Edifício Lúcio Costa.
Bravo destacou que o reconhecimento deve ser estendido a todos os dirigentes municipais de Cultura, que têm uma grande responsabilidade na manutenção de uma agenda política baseada no setor.
“Fico contente em levar esse diploma para Barra Mansa porque nossa cidade já se tornou uma referência em políticas públicas de Cultura em todo o estado do Rio de Janeiro e no Brasil, especialmente na aplicação dos recursos emergenciais para o setor. Este dia é muito especial, inesquecível e marcado na minha história”, disse Bravo, destacando a importância que têm aqueles que tratam a Cultura como elemento fundamental do desenvolvimento humano.Marcelo atua desde 2017 como presidente da Fundação Cultura Barra Mansa – órgão gestor das políticas culturais do município, onde implementou o Fundo de Cultura, o Programa de Ocupação Artística, reestruturou o estatuto, transferiu sua sede para o Palácio Barão de Guapy; patrimônio reformado recentemente e tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do patrimônio Cultural).
Em 2019 ele também recebeu a Medalha de Mérito Cultural Clécio Penedo, conferida pela Câmara Municipal de Barra Mansa, em reconhecimento à contribuição na Cultura da cidade e do Estado.
O presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputado Eliomar Coelho, falou sobre as dificuldades em realizar a seleção nesses últimos dois anos, uma vez que vários artistas e agentes culturais precisaram se reinventar à frente das ações de cidadania e solidariedade.
“É uma honra muito grande poder premiar representantes de todos os estados e principalmente das periferias. Além dos premiados que atuam na área de formação cultural, temos muitos grupos de representação da nossa cultura popular, como negros e indígenas”.Diploma Heloneida Studart
Criado em 2009, o diploma é um instrumento de valorização e estímulo às boas práticas culturais no estado. A premiação contempla pessoas e instituições em diversas áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música, Gastronomia, entre outras. Seu título faz menção à ex-deputada estadual no Rio de Janeiro, a escritora e jornalista Heloneida Studart, eleita parlamentar por seis vezes, tendo se destacado por sua atuação feminista. Antes de falecer, em 2007, ela foi nomeada diretora do Centro Cultural da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico.