Marcelo Bravo compareceu à sessão ordinária desta quinta-feira (28)

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal, no Centro. Na ocasião, Bravo apresentou ao Legislativo o andamento da Lei Paulo Gustavo (LPG), que teve seu edital publicado na terça-feira, dia 26, e foi aberto no município na quarta (27).

A inscrição de artistas, produtores de conteúdos audiovisuais e salas de exibição começa na sexta-feira (29) e vai seguir até o dia 26 de outubro. Para se inscrever, é necessário entrar no link  https://barramansa.rj.gov.br/home/portal-da-cultura/, onde o cadastro será realizado, exclusivamente, no formato online, através de preenchimento dos formulários com dados do proponente e do projeto. Atualizações sobre o processo podem ser encontradas na página da Cultura no Instagram: @culturabarramansa.

Na sessão, Bravo falou sobre as bases dos editais da Lei Paulo Gustavo e agradeceu o espaço para ampliar e divulgar o trabalho promovido pela Fundação, mais precisamente, no processo de elaboração do documento. “Este momento favorece uma troca de conhecimento sobre a Lei. A vinda aqui no Legislativo contribui para a ampliação, divulgação e explicação das bases dos editais, inscrições, avaliação, entre outros processos, de forma a ser mais didático aos vereadores e sociedade civil”, informou.

No fim de sua fala, Marcelo Bravo, fez uma solicitação à casa para que, antes de iniciar as transmissões no canal da Câmara, no Youtube, fossem reproduzidas músicas de artistas da cidade que tocam na Labfonia (web rádio vinculada ao governo municipal). A rádio fica no Palácio Barão de Guapy, sede da Fundação Cultura, anexa à Biblioteca Municipal.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Sandro Soares, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo setor cultural da cidade. “Essa lei vem para somar com nossos artistas. Parabéns ao presidente Marcelo Bravo e aos servidores da Fundação Cultura”, destacou.

Leonardo Lima, conselheiro de Cultura, representando os grupos carnavalescos do município, comunicou a importância de trazer a lei para as pessoas e autoridades que não estão tão intimamente ligadas à Cultura. “Foi muito benéfica a explicação feita pelo presidente Marcelo Bravo junto ao legislativo. É importante que todos tenham ciência da Lei Paulo Gustavo. Acredito que essa lei veio para fortalecer o movimento cultural que estamos criando no município”, frisou.

Aprovação da Lei Paulo Gustavo

O Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo foi aprovado em Barra Mansa no mês de maio. Esta conquista foi obtida após diversos encontros, reuniões setoriais e escuta da população, vindas desde fevereiro de 2022. Isso trouxe maior transparência e agilidade na regulamentação da lei.