Encontro aconteceu no Teatro Sylvio Monteiro, situado no Complexo Cultural de Nova Iguaçu

A diretoria do Fórum de Dirigentes de Cultura do Rio de Janeiro se reuniu na tarde desta terça-feira, 19, em Nova Iguaçu, para mais uma etapa do Projeto Caravana do Fórum. O principal objetivo do evento é compartilhar, através de um seminário, as boas práticas do projeto, que se tornou uma ação para fortalecer os municípios, especialmente na aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural. Participaram representantes das cidades de Barra Mansa, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi e Queimados. A próxima etapa da Caravana acontecerá no próximo dia 27, na cidade de Miracema, no Norte Fluminense.
Durante o encontro em Nova Iguaçu foi tratado sobre a assembleia do fórum, que elegerá em junho a nova diretoria para o biênio 2022-2024, com dois representantes de cada regional. Além disso, foram debatidas as etapas finais da Lei Aldir Blanc, como detalhes de prestação de contas e formas de lidar com inadimplentes, e também prévia da conferência nacional e estadual de Cultura.
O presidente do Fórum e da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destaca que o encontro foi muito produtivo, sendo um momento de troca de informações com espírito de comunhão, diplomacia e cooperação.
“Trata-se de um movimento legítimo que se desgarra de disputas de protagonismo ou de palanques eleitorais. O foco está no desenvolvimento das políticas culturais fluminenses, no fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura e, sobretudo, das políticas locais”, disse Bravo.
O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, acredita que através de ações articuladas, poderemos desenvolver planejamentos e estratégias mais eficientes para o desenvolvimento pleno do estado do Rio de Janeiro através das políticas culturais que permitam a fruição cultural, acesso à informação e ampliação de direitos e liberdades.
O secretário de Cultura de Japeri, Jorge Roberto Ribeiro Braga Júnior, o Jorginho, disse que a expectativa do evento é também trocar experiências, compartilhar novas ideias e boas práticas da gestão na Baixada Fluminense. “Além disso, é um estímulo para nós articularmos, enquanto território, e retomar nosso Fórum Regional de Gestores de Cultura traçando pautas comuns a nossa região”.

FOTO: Divulgação