Encontro visou um aprendizado mútuo entre as Controladorias Gerais dos municípios

O controlador-geral de Barra Mansa, Rodrigo Amorim Camargo, juntamente com o secretário de Educação, Marcus Barros, estiveram nesta quinta-feira (17) em Niterói, onde se reuniram com a controladora-geral do município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, e parte da sua equipe, para trocar impressões e experiências sobre os programas de integridade e compliance que estão sendo implantados nas duas cidades.

Também participaram do encontro a diretora do Núcleo da Integridade e Risco da Prefeitura de Niterói, Pamella Quevedo Magalhães, e o consultor Arlindo Nascimento Rocha.

Em Barra Mansa, o programa tem a previsão de iniciar pela Secretaria de Educação, onde será realizado um projeto-piloto para a implementação das boas práticas de governança. Após atingir um nível de maturidade, a iniciativa será implementada em outros setores da prefeitura.

O controlador-geral de Barra Mansa, Rodrigo Amorim Camargo, falou sobre o encontro. “Nós compartilhamos as nossas experiências, os nossos passos, as ações que estão sendo implementadas em Barra Mansa, para que haja aprendizado mútuo entre as controladorias dos municípios. Niterói também está nesse caminho e já vem conduzindo um programa bem idealizado. Barra Mansa foi fazer um Benchmark dentro do próprio estado para obter algumas informações que serão de muita valia para a nossa implementação aqui”.

O secretário de Educação Marcus Barros falou sobre a importância da implantação do programa de integridade em Barra Mansa. “É preciso promover boas práticas que envolvam transparência e ética. Isso é construir um futuro sólido, com uma Barra Mansa que busca sempre a melhor aplicação e administração dos recursos públicos, coibindo fraudes e erros”.

O grupo de trabalho para a implantação do programa de integridade e compliance, instituído através do Decreto nº 10.250/2021, tem como presidente o controlador do município Rodrigo Amorim, e como membros a vice-prefeita, Fátima Lima, o procurador do município, César Catapreta, o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, o secretário de Administração, Gabriel Resende, e o secretário de Educação, Marcus Barros.