Setores estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h

 

Buscando oferecer atendimentos a quem possa estar em uma situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos retomou nesta quarta-feira (05) com as atividades nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no setor de Cadastro Único (CadÚnico). Os serviços devem ser agendados por telefone e acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

O Gerente Administrativo da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Leomar Gomes, destacou as atividades prestadas. “Durante este momento de pandemia, verificamos a necessidade de reabertura das unidades do Cras, que é a porta de entrada para acesso aos programas sociais oferecidos pelo governo. Os atendimentos ocorrerão prioritariamente por agendamento, visando garantir a segurança e integridade dos nossos usuários e de toda a equipe”, pontuou Leomar.

Além de oferecer assistência às pessoas mais vulneráveis, o Cras tem a missão de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, assim como conceder aos assistidos acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Os documentos necessários para se cadastrar no CadÚnico são RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contracheque (para trabalhadores formais), extrato do benefício (idosos ou pessoas que recebam o BPC), comprovante de residência e cartão de vacina.

 

Confira os telefones das unidades do Cras em Barra Mansa:

Pena Forte – 3323-0436

Ano Bom – 3322-0178

Paraíso de Cima – 3350-7153

São Pedro – 3322-6522

Morada Verde – 3328-3951

Vila Natal – 3349-0534