Ação visa reduzir as chances de transbordamento do afluente durante o período de chuvas

Buscando garantir que as chuvas, previstas para o mês de novembro, não gerem transtornos, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue realizando a limpeza do Rio Barra Mansa, na altura dos bairros Boa Sorte e Piteiras. A equipe removeu troncos de árvores e moitas de bambus que se alojaram embaixo das pontes. A ação tem como objetivo principal reduzir o assoreamento do leito e o transbordamento do rio.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, agradeceu a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente. “Agradeço o empenho do Vinicius, do Claudio Cruz, o Baianinho, e dos vereadores Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza e Zélio Show, que estão envolvidos diretamente nessa causa”, expressou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Vinicius Azevedo, acompanhou o serviço de limpeza do rio e explicou a importância da ação. “Iniciamos esse serviço de retirada do material como medida de prevenção, pois na eventualidade de chuvas intensas, há sim o risco de transbordamento”, pontuou o secretário.

Diversos moradores acompanharam a ação de limpeza. Entre eles estava o aposentado de 80 anos, José Visconde, morador do bairro Boa Sorte há 50 anos. “Presenciamos recentemente um dos períodos mais críticos no bairro, que foi o transbordamento do rio. Há muito tempo ele não sofria uma cheia como essa. Por sorte o trabalho intenso da prefeitura permitiu que rapidamente os danos fossem sanados. Essa limpeza é extremamente importante para nós, pois é um meio de evitar que novas cheias que tenham as mesmas proporções”, ressaltou.

Após a retirada de todo o entulho o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM), realizará o transporte dos resíduos com o uso de caminhões caçamba e, posteriormente, encaminhá-los para o Centro de Tratamento do Resíduos do município.