Equipes do Saae e da Manutenção Urbana intensificaram os trabalhos nesta quinta-feira

A quinta-feira, dia 04, começou com muito trabalho das equipes da Prefeitura de Barra Mansa. As ações realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) e pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbana (SMMU) têm o objetivo de solucionar os transtornos causados pelas chuvas que atingiram a cidade desde a noite de quarta-feira (03) e consistem, sobretudo, na retirada de lama, lixo e galhos em vias públicas.

Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compedc), a expectativa era de um volume de 60 milímetros, conforme alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia); no entanto, choveu o dobro do esperado (120,2 milímetros).
Os bairros mais afetados com alagamento foram Boa Sorte, Nova Esperança, Colônia Santo Antônio, entre outros. A Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, foi uma das mais prejudicadas e passou por um intenso trabalho de desobstrução e limpeza. O gerente da CRS (Coordenadoria de Resíduos Sólidos), Vinícius Paiva, destacou a prontidão dos serviços.
 – Estamos atuando para ajudar os moradores que foram atingidos pela forte chuva e continuaremos trabalhando. Está sendo feita remoção de lama, desobstrução de bueiros e entrega de materiais de limpeza aos moradores, como cloro e água sanitária – ressaltando ainda que o mesmo trabalho aconteceu na Rua Albo Chiesse e nos bairros Vila Independência, Boa Sorte, entre outros.
 Na Região Leste, as equipes também atuaram para minimizar os transtornos aos moradores. Na Rua A, do bairro Metalúrgico, foi retirada uma árvore que havia caído sobre a rede elétrica; além disso, houve limpeza, retirada de lama e desobstrução de manilhas em várias localidades da região, dentre elas Boa Vista I e II.

Atendimento
Até o final da manhã desta quinta-feira, dois imóveis haviam sido interditados: um no bairro São Luiz e o outro no Boa Vista I, sendo que seis pessoas ficaram desalojadas. A informação foi passada pela Defesa Civil para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que prosseguirá com os trâmites para que esses moradores sejam inseridos no Aluguel Social.

Previsão
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, a previsão é de chuva moderada a forte até sábado (06). O órgão segue em estado de alerta e monitorando áreas de risco da cidade. Vários bairros possuem sirenes de emergência, mas a Defesa Civil alerta os moradores próximos a encostas que se abriguem em locais seguros ao observar sinais de água escoando pelos morros ou rachaduras.

Durante este período de chuvas, as equipes das Secretarias de Ordem Pública, de Manutenção Urbana e de Assistência Social e Direitos Humanos atuam em sistema de plantão atendendo as ocorrências causadas pelas chuvas.
A Defesa Civil pode ser acionada através dos telefones 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427. Já o Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.