Encontro teve o intuito de reforçar a integração entre os serviços ofertados pelos equipamentos de saúde do município e consequentemente, melhorar o atendimento aos pacientes SUS

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa promoveu nesta sexta-feira (30), reunião de capacitação e realinhamento das ações de atendimento da rede de saúde. O encontro, realizado no Parque Natural Municipal de Saudade, foi destinado a médicos e demais profissionais que atuam na Atenção Básica, considerada a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos pacientes ao Sistema Único de Saúde.

O Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, participou da atividade e reforçou a importância da integração entre os equipamentos públicos de saúde existentes no município e os serviços por eles ofertados. “Nosso atendimento é feito inicialmente pelas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros, bem próximo à residência do cidadão que necessita dos nossos serviços, e de lá é distribuído para a UPA Centro, Santa Casa, Hospital da Mulher e o Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, de acordo com as especificidades de cada caso. Esta reunião tem a finalidade de realinhar o fluxo de atendimento e melhorar cada vez mais o atendimento ao usuário da rede municipal de saúde”, destacou.

Com cerca de 50 participantes, o encontro também abordou acerca dos medicamentos existentes na Farmácia Municipal e à disposição da população, mediante receita médica do SUS; os exames realizados no Laboratório Municipal, que funciona no prédio do antigo Cremeb, no Ano Bom, além dos serviços específicos na área de pediatria, dengue, abuso e violência contra a mulher e o tratamento à Covid-19.

De acordo com a gerente da Atenção Básica do município, Adriana Cristina Rodrigues Alves, a integração entre os serviços é fundamental para a melhoria do sistema público de saúde. “Nosso foco é manter o acesso do cidadão à rede de saúde e oferecer um serviço integral, onde um equipamento público possa complementar o serviço do outro. Em linhas gerais, é ofertar a consulta com o médico, na sequência o medicamento, os exames e outros procedimentos que sejam necessários”, destacou.

Participaram da reunião, representantes da Gerência Farmacêutica, Hospital da Mulher, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde, Controle e Avaliação, Regulação de Internações, Laboratório, Urgência e Emergência da rede municipal de saúde.