Evento tem como objetivo mostrar a importância do autocuidado e como equilibrá-lo com a maternidade



Durante o mês de março, a Prefeitura de Barra Mansa tem promovido diversas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08. A celebração da vez aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14, no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), no bairro Estamparia. Um dos objetivos da iniciativa foi mostrar a importância do autocuidado e como equilibrá-lo com a maternidade.

Durante a ação, as convidadas passaram por um momento de confraternização, café da manhã, muita interação com as profissionais e conversas sobre luta feminina e sexualidade. Além disso, o local recebeu a ajuda de voluntários que se propuseram a oferecer um dia da beleza, com maquiagem, escova e corte de cabelo.

A coordenadora do Programa Saúde Mental e Outras Drogas, Maria Elvira da Cunha, explicou a ação. “Esse mês nós estamos fazendo atividades nos três CAPS em alusão ao Dia da Mulher. Nos dispositivos da Saúde Mental, observamos que as mulheres são vistas como as que estão no lugar de cuidado com os outros e de não promoverem cuidados consigo enquanto pessoa e mulher. Muitas acabam se anulando, se ausentam de outras funções e lugares que podem estar e ocupar no dia a dia. Por isso decidimos fazer um trabalho que reforce que elas precisam se cuidar e que podem sim ocupar outros lugares que elas desejam”, finalizou Maria Elvira.

Cátia Maria Oliveira foi uma das convidadas que esteve presente e afirmou que se sentiu acolhida com a iniciativa. “É sempre bom poder ouvir a vivência de outras mulheres. Hoje durante as conversas percebi que é muito importante tirar um tempo só pra mim. Nós mulheres temos que lembrar que também precisamos de atenção e cuidado”.