Ações começam nesta segunda-feira, 06, com doações de mudas e orientações na Praça da Matriz, no Centro

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promove entre os dias 06 e 11 de junho a Semana do Meio Ambiente 2022, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, dia 5. A programação conta com doação de mudas, plantio educativo, oficina de compostagem, 8ª Conferência de Meio Ambiente, entre demais atividades. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, na Praça da Matriz, no Centro.

Secretário municipal da Pasta, e também conselheiro do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Vinícius Azevedo relembrou algumas ações desenvolvidas nos últimos anos, agradeceu a participação da sociedade civil em contribuir com a criação de projetos ambientais para Barra Mansa e convidou os cidadãos para participar das atividades programadas para esta semana.

“Uma das ações de destaque da Secretaria foi a criação da brigada voluntária – pioneira na região. Inclusive, na próxima quinta e sexta-feira, haverá uma reciclagem da brigada para validarmos os brigadistas. Também desenvolvemos o projeto de regularização fundiária nas áreas ribeirinhas, que será um dos temas da Conferência do Meio Ambiente, na quarta-feira, dia 08. Através do ‘Barra Mansa Mais Verde’, já ultrapassamos a marca de 4 mil mudas doadas e plantadas na cidade”, pontuou Vinícius, acrescentando:

“Avançamos muito no ranking do ICMS Ecológico, que é um índice que mede vários pontos de conservação e desenvolvimento ambiental do município. Por conta disso, receberemos no fim do mês de junho uma premiação no estado pelo nosso desempenho”.

O secretário também destacou a importância da população para conquistas tão importantes para o município. “Não se promove o desenvolvimento sustentável só com a Secretaria de Meio Ambiente. Dependemos do engajamento e apoio de toda a população, que é quem faz a cidade desenvolver dessa forma. Queremos difundir cada vez mais isso e contamos com o envolvimento e participação de todos em nossas ações diárias e na Semana do Meio Ambiente”, concluiu Vinícius.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente:

Segunda-feira, dia 06:

– Doação de mudas e ação de educação ambiental, na Praça da Matriz, das 9h às 13h.

Terça-feira, dia 07:

– Plantio educativo com alunos da rede municipal, das 10h às 14h.

Quarta-feira, dia 08:

– Conferência de Meio Ambiente, no Parque Natural Municipal de Saudade, das 8h às 17h.

Quinta-feira, 09:

– Oficina de compostagem, no Parque Natural Municipal de Saudade e Ação de educação ambiental, no Centro Educacional Recontando do Saber, das 10h às 12h.

Sexta-feira, 10:

– Descarte solidário, doação de mudas e recolhimento de “lixo eletrônico”, no Corredor Cultural, das 9h às 13h.

Sábado, 11:

– Encerramento da Semana de Meio Ambiente – Corredor de Sustentabilidade e Bem-estar, no Corredor Cultural, das 9h às 13h.

FOTOS: Felipe Vieira e Divulgação