Chuvas e calor intenso favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, promoveu na manhã desta sexta-feira (31), na Praça da Matriz, no Centro, ação de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Paralelo a iniciativa, o carro fumacê continua percorrendo várias localidades do município.

Conforme explicou o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, as constantes chuvas que têm caído na região incidem sobre a proliferação do mosquito, já que favorecem as situações de água limpa e parada em quintais e outras áreas. “Com o calor intenso, o ovo eclode em um período de 7 a 10 dias. Por isto, é necessário e urgente manter a atenção sobre os recipientes que podem acumular água, como tampinhas de garrafas, piscinas plásticas ou não, calhas, pneus e outros”.

Até o momento, Barra Mansa tem oito casos confirmados de dengue. O número, de acordo com Rodrigues, é relativamente baixo para uma população estimada em 184.833 (censo 2020). “Estamos realizando uma série de medidas para impedir a proliferação do Aedes aegypti. A principal e a mais eficaz é despertar na população a conscientização de que o combate ao vetor é de toda a sociedade. Não adianta os agentes de endemia orientarem a população e o carro fumacê percorrer os bairros se não houver uma mudança de atitudes do cidadão. Isso é fundamental”, ressaltou.

CARRO FUMACÊ – A Vigilância em Saúde Ambiental já elaborou a programação do carro fumacê para o mês de abril. Nesta primeira quinzena serão atendidos os seguintes bairros:

Dia 03/04 – Monte Cristo II, Santa Clara, Jardim Marajoara, Santa Lúcia, São Pedro, Jardim Marilu e Goiabal.

Dia 04/04 –  Km 4, São Genaro, Loteamento São Paulo, Entanha, Estrada da Grama (Canto Silva) e Vila Principal.

Dia 05/04 – Santa Rita da Dutra, Jardim Redentor, Jardim Guanabara, Assunção, Metalúrgico, Santa Inês, São Judas, Jardim Alice, Malvinas e Boa Vista I, II e III.

Dia 10/04 – Nove de Abril, São Carlos, São Sebastião, São Cristovão, Morada da Granja I e II.

Dia 11/04 – Vila Elmira, Jardim Ponte Alta, Cajueiro, Recanto do Sol, Mangueira, Paraíso de Cima e de Baixo.

Dia 12/04 – Pombal, Primavera, Floriano, Vila dos Remédios e Rialto.

Dia 13/04 – Antônio Rocha, Ataulfo de Paiva, Amparo e Santa Rita de Cássia.

Dia 14/04 – Moinho de Vento e Km 100.