Condutores que precisarem passar pelos locais precisam manter atenção redobrada em razão da queda de barreiras, buracos, atoleiros e deslizamentos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural já iniciou os serviços de recuperação de todas as estradas rurais de Barra Mansa, devido aos danos causados pelas chuvas que atingem a cidade há 18 dias. O secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou que há pontos críticos para o trânsito. Condutores que precisarem passar pelas vias precisam manter atenção redobrada em razão da queda de barreiras, buracos, atoleiros, deslocamento de tubulação e deslizamentos.

“O estado é crítico nas estradas: Santa Rita x Amparo; Amparo x São Joaquim; Floriano x Rialto e Rialto x Resende. A condição de tráfego é ruim na via que liga a Fazenda do Salto a Floriano e na estrada São Genaro x Cafarnaum, que está praticamente intransitável. Estamos com equipes nestas áreas, tentando resolver os problemas o mais breve possível, a fim de liberarmos as passagens, deixar livres os corredores das linhas de leite. As chuvas têm dificultado o nosso trabalho”, disse o secretário, pedindo para que as pessoas evitem trafegar pelos locais, mas caso seja necessário, redobrem a atenção.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, chove direto na cidade desde o dia 20 de dezembro.

“Entre chuvas fortes e mais amenas, registramos com nossos pluviômetros 250 mm de chuva em Barra Mansa no mês de dezembro. Este número é alto e causou um acúmulo de água na área de encosta muito grande. Isso ocasiona deslizamentos. Registramos ocorrências tanto dentro da área urbana, quanto da rural – como no distrito Santa Rita de Cássia, onde atendemos uma ocorrência no dia 14 de dezembro”, explicou João Vitor.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC / Inpe), vai chover até o próximo dia 11 na cidade.

Até o momento, os níveis dos rios que cortam a cidade (Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul), estão dentro do que é considerado seguro pela Defesa Civil, sem risco de transbordamento.

Moradores que precisarem de assistência devido às chuvas podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199.

 

Fotos: Divulgação / PMBM