Alunos do curso de Ciências Contábeis, sob supervisão de professores, vão auxiliar na declaração do Imposto de Renda dos empreendedores e pessoas com rendimento anual de até R$ 40 mil

Nesta terça-feira, dia 26, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação firmou uma parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), através da coordenação do curso de Ciências Contábeis, para oferecer auxílio na entrega da declaração do Imposto de Renda. O benefício será destinado a microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas com rendimento anual até R$ 40 mil. O acordo foi estabelecido durante reunião entre o secretário da Pasta, Bruno Paciello; o subsecretário Jair Francisco Gomes; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Rosângela dos Santos; e o diretor da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM), Manoel Duarte.
Atualmente Barra Mansa tem mais de 12 mil MEIs cadastrados, além dos milhares de aposentados que têm dificuldade na entrega da declaração. “Esse é um trabalho de responsabilidade social. Estamos sempre buscando soluções para o melhor atendimento aos microempreendedores, que serão diretamente impactados com essa parceria. Além dos deles, temos muitos aposentados com dificuldade técnica para realizarem a declaração, que é um serviço custoso. Então, a Prefeitura, identificando esses nichos, está estabelecendo essa parceria junto com o UBM para auxiliar esses públicos”, destacou Bruno Paciello.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, os atendimentos vão ocorrer três vezes na semana: às terças-feiras, das 13h às 17h; e às quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h. “Nossos alunos vão oferecer, de forma totalmente gratuita, o trabalho para a entrega do imposto dos contribuintes com renda anual até R$ 40 mil, principalmente MEIs e aposentados. Eles foram treinados e capacitados pela equipe do NACF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), mas farão todo o trabalho sob supervisão de professores. O atendimento é feito na sala 305 e não há necessidade de agendamento”, explicou Rosangela.
O diretor da Aciap-BM, Manoel Duarte, destacou a importância de não deixar para declarar o imposto na última hora. “Os contribuintes não podem deixar para os últimos dias. Essa parceria veio para beneficiar todos e as pessoas devem aproveitar essa oportunidade”, finalizou.