Vice-prefeita Fátima Lima representou o Executivo na cerimônia

Aconteceu na noite desta terça-feira, 12, a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na Câmara Municipal de Barra Mansa. A iniciativa uniu os poderes Executivo, Legislativo e Sociedade Civil, que fizeram as indicações de pessoas que, através de seus trabalhos, puderam fazer a diferença na sociedade, principalmente em relação à luta pela igualdade racial. Ao todo foram entregues duas medalhas Zumbi dos Palmares, duas medalhas Tereza de Benguela, duas medalhas Maria Moçambique, duas medalhas Maria Sacchi e dois diplomas, sendo cinco homenageados póstumos, representados por seus familiares.

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, explicou que a sessão é uma forma de reconhecer a luta contra a discriminação racial e trazer à tona como a escravidão impactou nossa história e ainda deixar marcas na sociedade. “Essa é uma das formas que encontramos de repararmos a história. Infelizmente, ficamos alguns anos sem realizar a sessão, em razão dos cuidados necessários relativos ao Covid-19 e as determinações do Ministério da Saúde. Por essa razão, alguns de nossos homenageados já não estão entre nós. Mesmo assim, não deixamos de tornar relevantes suas lutas e convidamos seus familiares para os representarem, nesse momento de grande importância para o município”, expressou Fátima.

A vereadora e membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial (Comuppir), Paola Sapede, compôs a mesa e falou sobre a importância desse reconhecimento. “Quando assumi essa responsabilidade de integrar o Conselho, vi uma oportunidade para homenagear mulheres que constroem a luta do povo preto da nossa cidade, além de preservar a memória do meu pai que é um homem preto. Sou aliada fiel contra o racismo e qualquer tipo de preconceito. Entregar uma medalha que representa a resistência e luta do povo negro é ratificar as políticas públicas que nosso mandato defende”, destaca a vereadora.

O Projeto de Lei que instituiu a medalha Zumbi dos Palmares em Barra Mansa foi de autoria do vereador Baianinho, atualmente subsecretário de Meio Ambiente, no fim dos anos 1990.

Homenageados:

Kelly Santos (enfermeira); Karine Priscila (estilista); Cleia Lúcia de Paula (alfabetizadora); Zélia Maria Vieira Goulart (conselheira); e a Sra. Nilzia Maria de Almeida Paiva (Associação das Senhoras de Caridade Santa Izabel), homenageadas por suas respectivas atuações.

In Memorian:

Dra. Emília Nascimento (advogada e militante das causas sociais); Eliane Rodrigues de Castro (ex-coordenadora do setor da Dengue/servidora municipal); Gilson Oliveira Rodrigues (músico); Patrícia Soares Gomes (líder comunitária); Mestre Lindinalvo Natividade (professor e mestre capoeirista).

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi um líder quilombola brasileiro que lutou pela libertação do povo escravizado, tendo sua morte registrada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Homem de grande relevância na história do país, ele morreu lutando para que o Quilombo dos Palmares não fosse invadido e sua comunidade não perdesse a liberdade ali conquistada.