Até o fim deste mês, estimativa é de que mil lâmpadas sejam substituídas, possibilitando melhoria na segurança e economia aos cofres do município

Em continuidade a substituição das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio/metálicas pelas de LED, a Prefeitura de Barra Mansa através da Secretaria de Manutenção Urbana, instalou neste sábado, 15, novas luminárias por toda extensão do bairro Nove de Abril, na Região Leste. A iniciativa além de oferecer melhorias nas condições de segurança, possibilita economia aos cofres públicos, já que as lâmpadas de LED têm durabilidade 10 vezes maior se comparada ao tempo de uso da lâmpadas de vapor, entrega a mesma quantidade de luz, ou até mais, consumindo até 75% menos energia.

O próximo local a receber a melhoria será o bairro Mangueira. Segundo o secretário de Manutenção Urbana, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, o cronograma de instalação tem sido seguido com êxito. “Tudo está prosseguindo da melhor forma possível. O único contratempo que tivemos foi o período chuvoso da última semana que nos atrasou alguns dias, porém, agora que a chuva cessou, nós conseguimos suprir o atraso e estamos trabalhando dentro do esperado novamente”, afirmou.

Leiteiro informou ainda que as novas luminárias já têm apresentado resultados positivos à Barra Mansa. “Estamos notando que as ruas estão mais claras, que estão funcionando muito bem e, o principal, que a população está contente. Isso porque a nova tecnologia oferece inúmeras melhorias como, por exemplo, durabilidade em seu tempo de funcionamento, economia em manutenção e aumento na segurança, já que sua iluminação é muito superior às antigas”, finalizou o secretário.

LOCAIS CONTEMPLADOS

Desde o primeiro dia útil de 2022, Barra Mansa já realizou a substituição das lâmpadas em seis bairros, entre eles, Vila Principal, Vila Independência, Rodovia Sérgio Braga, na altura do bairro Barbará, Santa Izabel, Vista Alegre, Nove de Abril e Vila Maria.

A expectativa é de que até o fim de janeiro, mil lâmpadas sejam substituídas e até o fim do ano, 16 mil.