Ao todo serão 40 modelos; 30 já estão prontos para serem instalados

Representantes de 15 grupos de ciclistas se reuniram na tarde desta sexta-feira (19), na Prefeitura de Barra Mansa, para discussão e analise de implantação de 40 placas de sinalização de respeito aos condutores das bicicletas, que fazem parte do grupo de ações do Programa de Educação do Trânsito (PET). O objetivo da reunião foi ouvir as sugestões dos presentes e fazer um levantamento dos demais grupos de pedal do município. A iniciativa, que conta com o apoio da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran), visa garantir maior segurança e estimular o hábito de pedalar.

Apesar do investimento, o município não obteve gasto com as placas, pois a lamina foi doada por uma empresa Metalúrgica de Barra Mansa (MBM), os busdoor pela Câmara de Diligentes e Lojistas (CDL) e os adesivos por algumas bicicletarias da cidade.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Marco Cambraia, a implantação das placas vai ajudar a harmonizar o trânsito nas diversas categorias de mobilidade urbana. “Registramos um crescimento significativo no número de praticantes do ciclismo. Em 2019, o esse número subiu para 16%, já em 2020, apenas em janeiro, quase 8%. O mercado automobilístico também sofreu um aumento no consumo, com isso, cresce também as dificuldades de convivência mútua no trânsito geral”, explicou.

Cambraia ainda continuou. “É importante que estimulemos a prática de esporte e o ciclismo é uma atividade que abraça todas as idades, mas sabemos que temos que melhorar as condições para sua realização. Estamos preparando a cidade para essas adaptações”, completou.

O ciclista de 60 anos, Deranei Vieira, pratica a atividade há 28, e atribuiu sua boa condição física ao esporte. “Qualquer tipo de esporte é fundamental para a melhora na qualidade de vida, mas o ciclismo é a atividade que eu escolhi. Através dele eu ampliei meu ciclo de amigos, que hoje fazem parte da minha vida. Acredito que essa iniciativa da prefeitura vai nos beneficiar muito, pois nós teremos maior visibilidade no trânsito”, celebrou.

CADASTRAMENTO DOS CICLISTAS: Na ocasião também foi apresentada outra etapa do projeto que consiste na captação dos ciclistas de Barra Mansa. Os representantes de cada grupo receberam um link de formulário para cadastramento dos demais praticante do esporte, do município.

Link: bit.ly/ciclistasbarramansa