Documento visa impulsionar o desenvolvimento econômico de forma sustentável

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforça a importância do licenciamento ambiental para empresas do município. A medida visa simplificar os procedimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico, de modo que assegure a sustentabilidade do meio ambiente.

O documento é uma exigência legal a quem emprega recursos naturais ou que irão causar algum tipo de poluição ou degradação do meio ambiente. Essas ações deverão passar por um processo administrativo pelo qual poderá ou não ser autorizada a localização, instalação, ampliação ou operação.

Dentre aos benefícios ofertados, encontram-se a facilidade para tramites em instituição financeira, maior segurança quanto à fiscalizações, diminuição dos riscos de incorrer em infrações legais e regulamentares, melhoria da gestão de riscos ambientais atuais e futuros, demonstração do compromisso da empresa com o meio ambiente e a melhora o ambiente de negócios. Além disso, há facilidade a obtenção de créditos e financiamentos junto a bancos estatais, conforme Política Nacional do Meio Ambiente.

O secretário Vinicius Azevedo falou sobre a importância do documento. “O licenciamento ambiental resulta em inúmeras vantagens, tanto para o meio ambiente, quanto para a empresa licenciada, é por meio dela que nós conseguimos garantir o compromisso com a nossa natureza”.

Na terça-feira, 29, a Secretaria de Meio Ambiente firmou o licenciamento da empresa de bebidas destiladas Amázzoni, localizada na Fazenda Rochinha, no distrito de Floriano, em Barra Mansa. A empresa é conhecida internacionalmente e recentemente faturou a categoria de “Melhor Gin Old Tom Brasileiro”.

Vinicius informou sobre o licenciamento do Gim. “Ficamos muito felizes com esse feito. A entrega da licença de operação da empresa Gin Amazzoni, que é uma das preciosidades do município, visa o crescimento da economia, geração de empregos e a demonstração do compromisso da empresa com o meio ambiente”.

Para solicitar o licenciamento ambiental, é necessário reunir os documentos disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente e comparecer na secretaria para abertura do processo administrativo.