Imunizante funciona como complemento às vacinas aplicadas contra a Covid-19; Secretaria de Saúde destaca a necessidade de manter o ciclo atualizado

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população quanto à importância de receber a vacina bivalente. As aplicações das doses no município tiveram início no dia 27 de fevereiro e, segundo dados atualizados pela Pasta, o número total de vacinados em Barra Mansa é de 7.762 pessoas. A vacina bivalente serve como um apoio às doses monovalentes contra Covid-19 da Pfizer, Coronavac, Janssen e AstraZeneca, que foram aplicadas no primeiro ciclo.

A enfermeira responsável pelo setor de Imunização, Rita Fernandes, informou que a procura pela vacina está baixa na cidade e que estratégias serão desenvolvidas. “Iremos focar na busca ativa dos pacientes por meio de informações obtidas na secretaria. Realizaremos também ações coletivas para estimular a promoção e prevenção da saúde”, destacou.

Rita ainda frisou os benefícios da bivalente, que é fundamental na manutenção do ciclo vacinal e na imunidade das pessoas. “A vacina bivalente ajuda, consideravelmente, na redução dos casos graves relacionados à Covid. E é sempre importante que as pessoas busquem a imunização para que não se perca todo o cuidado que os profissionais vêm tendo em combater o vírus”, ressaltou.

Para receber a vacina bivalente é preciso que a pessoa tenha tomado ao menos duas doses das vacinas monovalentes, completando o que os profissionais de saúde chamam de ‘esquema básico’. Além disso, é necessário que ela respeite um período mínimo de quatro meses após a dose de reforço ou de esquema primário. No caso dos profissionais da área, eles precisam apresentar o documento de vinculação ativa ou uma declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do trabalhador.

A Secretaria de Saúde disponibiliza um telefone para contato, caso a pessoa queira tirar dúvidas sobre vacinação, entre outros assuntos. O número é: (24) 3512-0700